O nadador Matheus Gonche conquistou a medalha de ouro nos 100 m borboleta dos Jogos Sul-Americanos 2022, em Assunção, no Paraguai. Na prova disputada no início da noite desta terça-feira (4), o atleta de Resende (RJ) fez a marca de 52s37, superando em mais de um segundo o colombiano David Arias Gonzalez com 53s39 e o venezuelano Emil Perez com 53s42.
O representante do SESI-SP dominou os 100 m borboleta do início ao fim, comprovando seu favoritismo no continente. Matheus Gonche é o atual bicampeão brasileiro na distância e representante do país em Tóquio 2020 e na última edição do Mundial de Desportos Aquáticos.
Ao sair da piscina, o jovem nadador olímpico comemorou o resultado no Paraguai. ''É um campeonato bastante desafiador! Fiz um tempo muito bom, mesmo cansado. Consegui relaxar e me focar para conquistar esse ouro'', disse Matheus Gonche. ''Venho de duas temporadas muito boas, o que me motiva a representar meu país''.
Matheus Gonche subiu pela segunda vez no lugar mais alto do pódio nos Jogos Sul-Americanos 2022. Na segunda-feira (3), o atleta de 23 anos ajudou o revezamento 4x100 m medley a sair com o ouro com 3min39s50, deixando Colômbia e Argentina para trás.
O quarteto tinha também Guilherme Basseto, Evandro Silva e Felipe Ribeiro. No mesmo dia, Matheus Gonche foi o sétimo nos 50 m borboleta com a marca de 24s55 Nesta quarta-feira (5), o nadador terá pela frente os 200m borboleta dos Jogos Sul-Americanos.
Matheus Gonche conquistou no dia 15 de setembro duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação. A primeira veio nos 200m borboleta. Depois, na última prova do dia, ele ajudou a equipe do SESI-SP a conquistar o segundo lugar no revezamento 4×100 medley misto, ao lado de Julia Goes, Vinícius Assunção e Etiene Medeiros (3min42s35).
Sobre Matheus Gonche
Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.
Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.
Na seletiva olímpica, realizada em abril de 2021, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.
Acesse o site do atleta
————
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Katarine Monteiro
katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474
Competição Absoluta de natação foi realizada em Florianópolis (SC)
Disputas do Troféu José Finkel serão entre os dias 12 e 17 de agosto em Florianópolis (SC)
Atleta vai representar o Brasil no evento a partir do dia 19 de junho
Nadador de Resende (RJ) terminou sua participação na competição neste domingo (14)