A paulista Giovanna Prada avançou às finais do IQFoil International Games, evento de prancha à vela disputado em Torbole, Lago di Garda, na Itália. O campeonato feminino conta com 16 atletas inscritas e a brasileira garantiu a vaga na decisão com a sétima colocação geral.
Foram disputadas ao todo 14 regatas na fase de classificação. A liderança da fase de classificação é da atleta Barbora Svikova, da República Tcheca, que pela regra já está na medal race do domingo (25).
Neste sábado (24), as condições de tempo com ventos fracos no Lago di Garda impediram a realização das provas. Na sexta-feira (23), a atleta filha do medalhista olímpico Bruno Prada teve uma batida e acabou desistindo das provas do dia. Mesmo assim, o resultado não tirou Giovanna das finais.
''A Giovanna precisa fazer uma boa largada para avançar às finais do campeonato. Ela é uma atleta que veleja bem e está focada em melhorar seu desempenho'', disse Bruno Prada, pai e treinador da atleta paulista.
''É a primeira final do IQFoil International Games que a Giovanna faz, mesmo obtendo bons resultados em eventos na Espanha no início do ano. Muito bom para a sequência de temporada, que inclui Mundial e Jogos Sul-Americanos''.
Serão três regatas eliminatórias com as velejadoras que passaram do quarto ao décimo, no caso da Giovanna, por exemplo. As quartas-de-final promovem as duas primeiras colocadas para as semifinais. Na sequência, entram as classificadas em segundo e terceiro.
As semifinais serão com quatro atletas e a final terá apenas três meninas, sendo que Barbora Svikova já está confirmada.
Resultados -- https://iqgames2022torbole.sailti.com/en/default/races/race-resultsall
O Mundial de IQFoil será de 14 a 22 de outubro, em Brest, na França. Antes será a vez dos Jogos Sul-Americanos 2022, que serão realizados na raia de Encarnación, no Paraguai. Giovanna Prada está em 24º do ranking mundial da categoria, uma das novas classes para o programa de regatas dos Jogos de Paris 2024.
Seleção Brasileira de Vela visita a CBVela
Parte da Seleção Brasileira de Vela SSL Team Brazil visitou as instalações da CBVela - Confederação Brasileira de Vela nesta sexta-feira (23). A equipe liderada por Robert Scheidt, levou atletas como Martine Grael, Kahena Kunze, Juninho de Jesus, Gabriel Borges e Henry Boening para rever amigos da modalidade na sede da entidade.
A CBVela fica na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), local usado pelo SSL Team Brazil para ações com o patrocinador na Baía de Guanabara. Foi também palco da Rio 2016 na vela e de outros grandes eventos como a chegada do Brasil 1 na The Ocean Race 2005/06.
Na velejada corporativa, colaboradores da Subsea Integration Alliance navegaram na capital fluminense a bordo do barco Vesper e conheceram um pouco mais os fundamentos da modalidade. Na semana, a equipe também fará palestras na Rio Oil Gas com a Subsea Integration Alliance. Outra atividade será em São Paulo (SP) com representantes da Sertrading, patrocinadora da equipe de vela.
Em novembro, o SSL Team Brazil se reúne no Bahrein para as finais da Copa do Mundo de Vela - SSL Gold Cup. O Brasil já está nas oitavas de final do evento, que tem formato parecido com a Copa da FIFA.
O SSL Team Brazil
1 – Alfredo Rovere – proa
2 – Martine Grael – estratégia & grinder
3 – Henry Boening Maguila – grinder
4 – Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder
6 – Juninho de Jesus – pit & runners
7 – Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker
8 – Mário Trindade: trimmer & grande/trav
9 – Joca Signorini – tática e grinder
10 – Robert Scheidt – timoneiro
12 - Mário Tinoco – reserva
20 – Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.
CEO: Bruno Prada
Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata