A 35ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro segue sendo disputada no ICRJ com a participação de velejadores de todas as idades, principalmente os da nova geração nas classes Optimist, ILCA, 420 e 29er, além de tradicionais como 49er, Finn, Snipe e Dingue.
A competição ocorre desde o dia 26 de agosto na capital fluminense. Neste primeiro final de semana, as regatas do Optimist - classe de introdução à vela - levaram 45 barcos representando seus respectivos estados. Na sequência, entre os dias 1º e 4 de setembro, as classes ILCA 4, ILCA 7, Dingue, Finn, Snipe, 49er e 49erFX levaram 65 veleiros e mais de 100 atletas na raia.
Além do clube carioca na sua tradicional Flotilha Zé Carioca, estão na competição instituições como YCSA, Veleiros do Sul, Iate Clube de Brasília, Rio Yacht Club, Charitas, Escola de Vela Lars Grael e Escola Naval.
''A expectativa é para um grande número de participantes, especialmente no Optimist, teremos participação de velejadores da Argentina e do Peru, além dos brasileiros que estão presentes nos principais polos da vela brasileira. A Semana de Vela do Rio de Janeiro está cumprindo nossas expectativas, ou seja, caminhando tudo dentro do que foi planejado'', disse Ricardo Kadu Baggio, diretor do ICRJ.
Na Snipe com 12 duplas no ICRJ, destaque para Nick Grael e Bernardo Peixoto, que ficaram com o primeiro lugar após a participação recente no Mundial de Cascais. Na ILCA 7, João Pedro Oliveira saiu com o primeiro lugar , e na versão da ILCA 4 quem ficou com o ouro foi Douglas Said. Com 16 barcos na raia, a Dingue teve como vencedor Rolf Schmidt e Miguel Morela.
''Será um final de semana um pouco desafiante visto que teremos uma série de solenidades na Baía de Guanabara, que deve impedir o uso da raia da Escola Naval, mas já está tudo acertado e vamos fazer as regatas da vela jovem em Niterói (RJ), enquanto isso, na Praia do Flamengo, com a raia tradicional do Optimist Veterano", completou Ricardo Baggio.
A partir desta quarta-feira (7) até o domingo (11), os meninos e meninas de até 15 anos correm no Optimist veterano, além do ILCA 6, 420 e 29er.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela - CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata