Os principais nomes do kitesurf nacional disputam entre os dias 26 a 28 de agosto o 1º Festival de Vela de Araruama 2022, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os atletas disputarão em paralelo o Campeonato Brasileiro da Classe Kitesurf Bidirecional Race e Estadual da Classe Kitesurf Freestyle. O evento terá R$ 7 mil em premiações. Os vencedores da Bidirecional e Freestyle levam R$ 2 mil para casa.
Em fevereiro deste ano, em virtude da celebração do 163º aniversário da cidade, foi realizada a Copa Internacional de Kitesurf. As regatas também foram organizadas pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Prefeitura de Araruama. Para o mês de agosto, as regatas estão programadas para ocorrer na Pontinha do Outeiro de Araruama.
A Confederação Brasileira de Vela quer fomentar a prática do Kitesurf entre atletas menos experientes e fortalecer a Região dos Lagos como referência na prática da vela. A categoria entrou no calendário olímpico para Paris 2024 e tem o maranhense Bruno Lobo como um dos melhores do continente.
''Receber pela segunda vez no ano um evento de Kitesurf, agora em nível nacional, nessa modalidade na qual o município apresenta um grande potencial, uma vez que detém uma das melhores raias do mundo, com ventos favoráveis para a prática de esportes aquáticos, é de suma importância para o desenvolvimento econômico e turístico, pois a cidade receberá visitantes e turistas, fortalecendo a economia local e a rede hoteleira'', disse Danieli Braz - secretária de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A Lagoa de Araruama sempre foi palco de inúmeros eventos nacionais e internacionais da vela brasileira nas décadas de 80 a 2000. Vamos trabalhar para que a Lagoa de Araruama volte definitivamente a mostrar suas qualidades em eventos futuros”, contou Walter Böddener.
''Com certeza a realização do evento será motivo de muito orgulho e motivação para os atletas, comerciantes e moradores locais, colocando Araruama definitivamente no cenário da prática do Kitesurf'', concluiu a secretária Danieli Braz.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://forms.gle/atRuYdr3JF5eejmv7. Mais informações pelo e-mail: eventos@cbvela.org.br
Premiação
3.500 Classe Kitesurf Bidirecional Race
3.500 Classe Kitesurf Bidirecional freestyle
FREESTYLE
1° lugar 2.000
2° lugar 1.000
3° lugar 500
BIDIRECIONAL
1° lugar 2.000
2° lugar 1.000
3° lugar 500
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
Flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata