O presidente da Confederação Brasileira de Vela - CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, e o prefeito de Caraguatatuba (SP), Aguilar Junior, se reuniram nesta sexta-feira (29), na cidade do litoral norte de São Paulo para definir os últimos detalhes para o I Festival de Vela de Caraguá entre os dias 5 e 7 do próximo mês. A organização do evento é realizada pelo poder municipal em com a entidade máxima da modalidade no país.
Caraguatatuba (SP) é mais um município que realiza eventos de vela em parceria com a CBVela e o obJetivo é repetir o sucesso das edições da Copa Brasil de Vela de Ilhabela (SP), Fortaleza (CE) e Araruama (RJ) e Arraial do Cabo (RJ).
A realização do evento pela primeira vez na cidade de Caraguá faz parte do processo de fomento da vela incentivado pela CBVela. A entidade busca expandir a presença de campeonatos e festivais do esporte em diferentes regiões do país.
Segundo Marco Aurélio de Sá Ribeiro, o prefeito Aguilar Junior quer integrar as modalidades náuticas ao programa de atividades esportivas da cidade. ''A reunião foi muito produtiva! O poder municipal quer mostrar que Caraguatatuba é um destino interessante para o velejador, com boas condições de vento durante o ano, estrutura para eventos de vela e hospitalidade. Temos uma longa parceria pela frente''.
Em entrevista à CBVela, o prefeito Aguilar Junior disse que a cidade cada vez mais investe em trazer eventos que possibilitam enaltecer o esporte regional, atraindo visitantes e aumentando a visibilidade de Caraguá. ''Um evento como este, além de fomentar novos admiradores, incentiva os cuidados com o meio ambiente''.
Além de reunir atletas de todo o Brasil e projetar a cidade no cenário esportivo nacional, o Festival abrirá espaço para a nova geração da vela. Estão confirmadas mais de 10 classes, incluindo competições nas categorias Fórmula Kite, Kitesurf Bidirecional, IQFoil, Dingue, ILCA, Optimist, Hobie 14 e 16, Snipe, Raceboard, Formula Foil, Holder, Openbic, Tempo e Bico de Proa. A estrutura do festival de vela será montada na Praça da Cultura, no Centro. Mais de 100 velejadores são esperados nos três dias de regatas.
As inscrições para o Festival de Vela continuam abertas! Os competidores podem fazer o processo até a próxima sexta-feira (5), exclusivamente, por meio de formulário eletrônico no link https://forms.gle/p2VfBBaWvmtqorf17. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos@cbvela.org.br.
“Os festivais de vela são importantes para incentivar a modalidade. É uma oportunidade ímpar de ver novos velejadores disputando regatas com os mais experientes. A vela só cresce e Caraguatatuba está de parabéns por sediar seu primeiro evento deste nível”, afirma Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor.
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU