Capa

L'Etape Brasil

Tour de France 2022 coroa novo campeão e abre espaço para mulheres pela primeira vez

Jonas Vingegaard venceu na geral, enquanto a última etapa da 109ª edição da tradicional prova do ciclismo mundial foi vencida pelo belga Jasper Philipsen

24.07.2022  |  316 visualizações

Terminou neste domingo (24) a 109ª edição do Tour de France, com um novo campeão: o dinamarquês Jonas Vingegaard desbancou o favorito e até então bicampeão da prova, o esloveno Tadej Pogacar, e conquistou o título deste ano.

Vingegaard, que venceu duas etapas durante esta edição, soube manter a diferença em relação a Pogacar durante as derradeiras etapas do Tour de France, e não correu grandes riscos de perder a camisa amarela.

“É simplesmente incrível, quero dizer, eu finalmente ganhei o Tour. Nada mais pode dar errado. É a maior corrida de bicicleta do ano e eu ganhei! Ninguém pode tirar isso de mim”, comentou Vingegaard com a filha no colo após a linha de chegada.

“Tantos dinamarqueses chegaram aqui para me ver andar com a camisa amarela. Eu aprecio muito isso. Eles estão torcendo por mim há três semanas. Estou muito feliz com a minha vitória. Quero comemorar e relaxar, mas também quero mais no próximo Tour de France”.

A vitória da última etapa do Tour de France ficou com o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck), que nos últimos metros soube tirar proveito do primeiro pelotão e conquistou seu segundo triunfo nesta edição.

"Eu não posso acreditar nisso. É um sonho de criança se tornando realidade. Estou super orgulhoso do meu time. É maravilhoso terminar o Tour assim. O sprint foi ideal para mim. Estava em uma ótima posição, e o Dylan Groenewegen se lançou muito cedo. Tirei proveito das circunstâncias nos últimos metros. É fantástico vencer na bela Champs-Elysées”, explicou Philipsen.

Ao todo 22 equipes participaram do Tour de France 2022: sete delas da França, quatro da Bélgica, duas da Holanda, duas dos EUA, e com uma equipe estão Grã-Bretanha, Austrália, Bahrein, Cazaquistão, Israel, Espanha e Emirados Árabes Unidos.

Tour de France Feminino teve início neste domingo

O domingo foi histórico para o ciclismo feminino, com a abertura do Tour de France Feminino, que contará com 144 ciclistas divididas em 24 equipes, largando em Paris e terminando na região montanhosa de La Super Planche das Belles Filles.

A primeira etapa teve início neste domingo, e a vitória ficou com holandesa Lorena Wiebes (Team DSM), que superou a compatriota Marianne Jos (jumbo-Visma). Foi a 16ª vitória de Wiebes este ano. Ele agora terá o prazer de vestir a Maillot Jaune (camisa amarela) a partir da próxima etapa. O pódio foi completado pela belga Lotte kopecky (SD Worx).

“Estou muito feliz por ter conseguido terminar e poder correr na Champs Élysées! Foi incrível e acho que toda a equipe merece esse resultado por conta da temporada incrível que estamos fazendo. Foi uma corrida dura e rápida. É realmente especial andar aqui por Paris e ainda mais especial usar o Maillot Jaune”, comentou Wiebes após a vitória.

A próxima etapa será nesta segunda-feira (25) entre Meaux e Provins, com um trajeto de 133 km.

Etapa 1: Torre Eiffel de Paris até Paris Champs-Élysées, 82 km

Etapa 2: Meaux a Provins, 135 km

Etapa 3: Reims a Épernay, 133 km

Etapa 4: Troyes a Bar-sur-Aube, 126 km

Etapa 5: Bar-le-Duc a Saint-Dié-des-Vosges, 175km

Etapa 6: Saint-Dié-des-Vosges a Rosheim, 128 km

Etapa 7: Sélestat a Le Markstein, 127 km

Etapa 8: Lure para Super Planche des Belles Filles, 123 km

Mais informações:

L'Étape Rio Santander

Site oficial - https://letaperio.com.br/

Facebook - https://www.facebook.com/letaperio  

Instagram - https://www.instagram.com/letape_rio/

L'Étape Brasil Santander

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/  

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ  

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1 

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Katarine Monteiro
katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
17.07.2022

Depois de ter ficado no top-3 oito vezes em etapas do Tour, finalmente o ciclista belga conquistou sua primeira vitória

16.07.2022

Ciclista australiano volta ao topo do pódio na tradicional prova do ciclismo mundial

15.07.2022

Terceira vitória dinamarquesa nesta segunda semana da tradicional prova do ciclismo mundial

14.07.2022

Considerado por muitos um prodígio do mountain bike, ciclista inglês dominou os últimos 7,5 km