Capa

L'Etape Brasil

Mads Pedersen vence a 13ª etapa do Tour de France; Vingegaard segue na liderança

Terceira vitória dinamarquesa nesta segunda semana da tradicional prova do ciclismo mundial

15.07.2022  |  319 visualizações

Foi realizada nesta sexta-feira (15) a 13ª etapa do Tour de France, e mais um dinamarquês cruzou a linha de chegada em primeiro lugar: Mads Pedersen (Trek-Segafredo), que passou a liderar o pelotão principal nos últimos 20 km da prova e garantiu a vitória com um sprint avassalador nos últimos metros.

Ao todo, 158 ciclistas participaram da 13ª etapa do Tour de France, de Bourg d’Oisans com chegada em Saint-Étienne, em um total de 193 km. Pedersen venceu com o tempo total de 4h13min03s, basicamente o mesmo que os outros dois ciclistas que completaram o top-3: o inglês Fred Wright (Bahrain Victorius) ficou em 2º, enquanto o canadense Hugo Houle (Israel - Premier Tech).

Depois de se juntar ao pelotão principal por volta do quilômetro 51, o dinamarquês Mads Pedersen se manteve sempre entre os primeiros colocados. Nos últimos 20 km, ele arriscou alguns sprints para tentar se desgarrar dos demais ciclistas, mas tanto Wright quanto Houle permaneceram ao lado dele até a linha de chegada.

“É incrível finalmente conquistar uma vitória em uma etapa de um Grand Tour”, comentou Pedersen após a prova, muito emocionado. 

“Perdi algumas oportunidades na primeira semana, e nas últimas etapas não havia muitas chances para um cara como eu. Então, surgiu a oportunidade hoje e receber a recompensa, é muito bom. Não só para mim, mas para toda a equipe. Viemos aqui para correr apenas por etapas e agora vencemos uma, então é um alívio”, completou o dinamarquês de 26 anos.

A 109ª edição do Tour de France termina em 24 de julho nas ruas de Paris. Amanhã (16), será realizada a 14ª etapa do Tour de France, com um trecho de 192,5 km entre Saint-Étienne e Mende, etapa que terá como grande desafio a subida íngreme do Croix-Neuve, também conhecido como Monteé Jalabert.

Na classificação geral, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) permanece com a camisa amarela e com uma boa vantagem para o esloveno vencedor das duas últimas etapas do Tour, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates). A diferença permanece em 2min22seg.

O último a conquistar três edições em sequência foi o britânico Chris Froome de 2015 a 2017. Na história do maior evento de ciclismo do mundo, o primeiro a ganhar três campeonatos seguidamente foi o francês Louison Bobet de 1953 a 1955, depois seu compatriota Jacques Anquetil levou o tetra de 1960 a 1964.

O belga Eddy Merckx, considerado o melhor de todos os tempos da modalidade, venceu quatro vezes seguidas de 1969 a 1972. Na mesma década, o Tour de France coroou outro tricampeão seguido, o francês Bernard Hinault de 1977 a 1979. O atleta com mais conquistas consecutivas foi o espanhol Miguel Indurain de 1991 a 1995.

Das 22 equipes inscritas no Tour de France 2022, sete delas são da França, quatro da Bélgica, duas da Holanda, duas dos EUA, e com uma equipe estão Grã-Bretanha, Austrália, Bahrein, Cazaquistão, Israel, Espanha e Emirados Árabes Unidos.

Mais informações:

L'Étape Rio Santander

Site oficial - https://letaperio.com.br/

Facebook - https://www.facebook.com/letaperio  

Instagram - https://www.instagram.com/letape_rio/

L'Étape Brasil Santander

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/  

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ  

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1 

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Katarine Monteiro
katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
24.07.2022

Jonas Vingegaard venceu na geral, enquanto a última etapa da 109ª edição da tradicional prova do ciclismo mundial foi vencida pelo belga Jasper Philipsen

17.07.2022

Depois de ter ficado no top-3 oito vezes em etapas do Tour, finalmente o ciclista belga conquistou sua primeira vitória

16.07.2022

Ciclista australiano volta ao topo do pódio na tradicional prova do ciclismo mundial

14.07.2022

Considerado por muitos um prodígio do mountain bike, ciclista inglês dominou os últimos 7,5 km