Capa

Empresa brasileira de cabos náuticos anuncia parceria com classe olímpica

V.elo agora tem parceria de desenvolvimento com a classe 49er, categoria presente no cenário olímpico desde

13.07.2022  |  96 visualizações

A V.elo anunciou mais uma parceria de desenvolvimento técnico para vela de alto rendimento do país. A empresa 100% brasileira de cabos náuticos confirmou parceria com a classe 49er, presente no calendário olímpico desde Sydney 2000 com os homens e Rio 2016 com as mulheres. Além de atender o mercado interno e da América Latina, a V.elo tem um amplo relacionamento com velejadores e riggers da modalidade.

Os profissionais da V.elo fazem testes com os barcos skiff de trapézio duplo ajustando construções específicas para o uso, já que é um modelo grande fora do Brasil e para exportação. Atletas e treinadores fazem parte do grupo de analistas dos cabos da 49er.

A empresa de Canoas (RS) segue a tendência internacional fabricando sob medida cabos para determinada aplicação específica de cada classe, assim como faz com a HPE25 na vela oceânica.

"Nas classes de alta performance, como o 49er, qualquer detalhe pode ser determinante. Uma adriça que enrole na baixada do balão pode comprometer um campeonato inteiro, por exemplo'', disse Cássio Canto, sócio-proprietário da V.elo.

O barco 49er tem comprimento do casco de quase 5 metros e peso de 10 quilos, além de apresentar as asas de 9 pés de largura e um mastro de fibra de carbono one design.

''Nosso time técnico, em parceria com velejadores de ponta dessas classes, está desenvolvendo adaptações especialmente pensadas para algumas dessas aplicações. Cabos desenhados sob medida melhoram o controle do barco e a performance dos velejadores".

Alguns atletas que fazem campanha olímpica de 49er, como o gaúcho Tiago Quevedo, estão de fato testando a qualidade do material e enviando avaliações ao time da V.elo. ''Observamos como o cabo responde no barco e ficamos sempre em contato com a empresa para dar feedback e também sugestões. Desta maneira, a produção de cabos é aprimorada para cada função do barco. Faço teste também em oceanos, no HPE30. Então é uma grande variedade de cabos''.

Na avaliação do velejador Tiago Quevedo, a vela em todas categorias e classes está se tornando mais profissional e os cabos fazem uma diferença enorme para o desempenho de um barco!

''Possuir um material bom é fundamental. Isso antes era difícil. Era preciso importar cabos, não tinha um fácil acesso para todos os velejadores. Essa parceria que a V.elo faz com atletas facilita a chegada de cabos com maior qualidade! Uso de cinco a seis vezes por semana os cabos que a V.elo disponibiliza para testes. Consigo passar a necessidade de cada cabo para determinada função e regulagem do barco. Estamos em constante troca de informações para dizer o cabo que funciona, que está solto ou ficou com a capa esticada. Nesse sentido, o fluxo de informação é muito importante para continuar a alta performance'', finalizou.

As linhas de produtos atendem a todos os velejadores, desde os competidores de alta performance até os cruzeiristas amadores. O catálogo variado inclui até mesmo cabos feitos com materiais e tecnologias presentes nas principais regatas do mundo, como a America 's Cup e The Ocean Race. 

Veja o catálogo de produtos da V.elo

Especificações da 49er:

Tipo: Barco de bolina

Numero de tripulante: 2

Projetista: Julian Bethwaite/MacKay

Origem: Austrália / Nova Zelândia

Material do casco: Fibra

Número de Trapezio: 2

Projetado no ano: 1990 / 2012

Comprimento do casco: 4.99 m

Boca: 2.90 m

Área Vélica:

Vela Grande: 13.8 m²

Buja: 5.8 m²

Spinnaker (Balão): 25.1 m²

Peso do barco: 130 Kg

Sobre a V.elo

A V.elo é a primeira fábrica do continente com operação 100% dedicada à produção e desenvolvimento de cabos náuticos. A empresa está instalada em Canoas (RS), tem o objetivo de atender a demanda nacional e internacional do equipamento fundamental para a prática da modalidade. 

O objetivo da V.elo é conectar os velejadores com melhores produtos, experiências e conhecimento, além de unir expertise e tecnologia com a paixão e o prazer de velejar. A empresa foi criada para expandir a alma do velejar e valorizar o navegador brasileiro, seja atleta, cruzeirista ou amantes da vela.

O velejador gaúcho Cássio Canto lidera as operações da V.elo no parque industrial localizado na região metropolitana de Porto Alegre, tendo como advisor Alexandre Abu-Jamra, que tem mais de uma década de experiência no setor de cordoaria.

Siga a V.elo

Instagram - @VeloSailing

Site - https://velosailing.com/

----

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Katarine Monteiro

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 



Leia também...
02.08.2022

Tradicional competição de vela oceânica terminou no último sábado (30)

04.07.2022

A V.elo é a única da América Latina 100% dedicada à produção e desenvolvimento de cabos náuticos, já opera no Brasil há quase dois meses em sua fábrica em Canoas (RS)

01.06.2022

Planta da V.elo está instalada em Canoas (RS) e já fornece e desenvolve cabos náuticos até para o mercado internacional