Capa

Brasileiras dominam pódio do L'Ètape du Tour de France 2022

12.07.2022  |    886 visualizações L'Etape Brasil Ciclismo L'Étape Brasil

Flavia Oliveira venceu a lendária prova amadora por um segundo de vantagem sobre a compatriota Lais Saes

O Brasil brilhou na 30ª edição do L'Ètape du Tour de France, que aconteceu no último domingo (10). Flavia Oliveira venceu a etapa feminina, com o tempo de 6h31min58s, enquanto sua compatriota Lais Saes terminou a prova um segundo depois, na segunda colocação. O pódio foi completado com a francesa Camille Udny (6h52min10).

Passando por locais históricos como o col du Galibier, col de la Croix de Fer e a subida ao Alpe d'Huez, o L'Ètape du Tour de France contou com 16.000 ciclistas, e representantes de mais de 70 países. 44% dos participantes correram a prova pela primeira vez.

7ª colocada na prova de estrada nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, a carioca Flávia Oliveira ficou no topo do pódio feminino. Ela deixou a Cidade Maravilhosa aos 16 anos e desde então mora na Califórnia, nos Estados Unidos. Começou a correr profissionalmente em 2009, com foco nas provas em estradas.

Com a chegada da pandemia, Flavia precisou se reinventar no esporte: "Foi um momento em que precisei focar em outras coisas. Comecei a pedalar tarde, aos 26 anos, então foquei somente no Gravel, que me deu a oportunidade de testar e tentar outras coisas no ciclismo, não ficar só nas provas de estrada.”

“Nunca tinha corrido na França e nem feito nenhum L'Ètape. Aproveitei que vim visitar a minha mãe em Portugal e resolvi correr essa prova. Não conhecia o trajeto. A disputa foi basicamente comigo mesma. Encarar a altitude, o calor, a distância, foram vários fatores para enfrentar. Era uma situação que não estava acostumada a enfrentar nas provas de estrada”, comentou Flávia, que elogiou a beleza do percurso e agora voltará o foco ao Gravel, na Califórnia.

Segunda colocada no L'Ètape du Tour de France, Lais Saes também disputou a icônica prova pela primeira vez. Natural de Jundiaí (SP) e a vinte anos pedalando, ela se inscreveu 7 meses antes da etapa, e participou de competições praticamente todos os finais de semana desde fevereiro deste ano, para ganhar ritmo de prova.

E fez efeito: ela largou na frente e liderou a prova durante o Galibier. Seguiu ao lado de Flávia Oliveira durante o Croix de Fer, mas na descida acabou superada pela adversária. Laís terminou em segundo e ficou orgulhosa pelo resultado.

“O resultado foi até mais do que eu esperava. Treinei para fazer uma excelente prova e o resultado seria uma consequência. Na largada tive uma sensação boa e o pensamento positivo, que se fizesse tudo certo na prova o pódio poderia acontecer. Quando soube que a Flávia era a campeã, não fiquei tão triste [risos]. Ela é referência no ciclismo feminino  e foi um orgulho ficar com o vice.”

O foco de Laís agora é voltar para a cidade onde mora há treze anos, Indaiatuba (SP), onde participará dos Jogos Regionais. Além desse desafio, ela terá pela frente o Brasil, Ride Bahia em agosto, e o L'Ètape Brasil Santander, que será disputado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Campos do Jordão (SP).  

Mais informações:

L'Étape Rio Santander

Site oficial - https://letaperio.com.br/

Facebook - https://www.facebook.com/letaperio  

Instagram - https://www.instagram.com/letape_rio/

L'Étape Brasil Santander

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/  

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ  

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1 

Leia também...
20.03.2024

O trecho escolhido será no sentido Campos Novos, entre os quilômetros 70 e 74

12.03.2024

Chancelada pelo Tour de France, marca comemora 10 anos de Brasil

07.03.2024

Atletas que desejam participar da prova chancelada pela Tour de France devem se inscrever até dia 18 de março

28.02.2024

Prova de ciclismo chancelada pela Tour de France realiza aquecimento para provas do ano; L'Étape Cunha é a primeira, em abril