Nesta terça-feira foi realizada a 10ª etapa do Tour de France 2022, e mais uma vez o vencedor foi definido em photo finish, recurso utilizado quando dois ou mais ciclistas cruzam a linha de chegada juntos. E o dinamarquês Magnus Cort Nielsen da equipe EF Education - Easyport foi o vencedor, conquistando seu primeiro pódio nessa edição da tradicional prova.
161 ciclistas disputaram a 10ª etapa do Tour de France entre Morzine Les Portes du Soleil e Megève Altiport. Foram 148,5 km de uma prova que foi decidida mais uma vez nos últimos metros, como tem sido de praxe nessa edição da competição.
Nielsen alcançou os líderes nos últimos 500 metros, e nos últimos 20 travou uma forte batalha com o australiano Nicholas Schultz (Team BikeExchange-Jayco), superando o adversário na linha de chegada. O top-3 foi completado com Luiz Leon Sanchez (Bahrain Victorius).
“É inacreditável. Eu mal posso acreditar no que aconteceu hoje. Estava no limite por da subida e do ritmo forte do Bettiol. Perdi contato com o grupo algumas vezes nos últimos quilômetros. Felizmente, tudo voltou ao normal e eu estava lá. Para um piloto como eu, não há nada maior do que esta vitória!”, comentou Nielsen após a vitória.
A 109ª edição do Tour de France termina em 24 de julho nas ruas de Paris. Amanhã (13) será realizada a 11ª etapa do Tour de France, um trajeto com a extensão de 152 km entre Albertville e o Col du Granon. Esse trecho foi utilizado na competição apenas uma vez, em 1986. Promessa de mais um dia épico nas montanhas!
Na classificação geral, o atual bicampeão Tadej Pogacar teve que aumentar o ritmo nos últimos metros para evitar a perda da camisa amarela. Ele terminou a prova na 20º posição, 08min54s atrás do líder, e por isso viu a diferença entre ele e o segundo colocado, o alemão Lennard Kämna (Bora – Hansgrohe), cair para 11 segundos.
O último a conquistar três edições em sequência foi o britânico Chris Froome de 2015 a 2017. Na história do maior evento de ciclismo do mundo, o primeiro a ganhar três campeonatos seguidamente foi o francês Louison Bobet de 1953 a 1955, depois seu compatriota Jacques Anquetil levou o tetra de 1960 a 1964.
O belga Eddy Merckx, considerado o melhor de todos os tempos da modalidade, venceu quatro vezes seguidas de 1969 a 1972. Na mesma década, o Tour de France coroou outro tricampeão seguido, o francês Bernard Hinault de 1977 a 1979. O atleta com mais conquistas consecutivas foi o espanhol Miguel Indurain de 1991 a 1995.
Das 22 equipes inscritas no Tour de France 2022, sete delas são da França, quatro da Bélgica, duas da Holanda, duas dos EUA, e com uma equipe estão Grã-Bretanha, Austrália, Bahrein, Cazaquistão, Israel, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
Mais informações:
L'Étape Rio Santander
Site oficial - https://letaperio.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letaperio
Instagram - https://www.instagram.com/letape_rio/
L'Étape Brasil Santander
Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1
Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem
Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024
Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos
Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)