Capa

L'Etape Brasil

Van Aert supera Pogacar e Matthews nos últimos metros e vence a 8ª etapa do Tour de France

Ciclista belga aumentou o ritmo nos últimos 15 metros e conquistou sua segunda vitória nesta edição da tradicional prova

09.07.2022  |  154 visualizações

Depois de duas etapas onde ficou distante da vitória e por consequência, perdeu a camisa amarela, o belga Wout van Aert voltou a vencer nesta edição do Tour de France. O ciclista da equipe Jumbo-Visma superou os adversários nos últimos metros da chegada no Estádio Olímpico de Lausanne, na Suíça.

 

170 ciclistas disputaram a oitava etapa do Tour de France, que saiu de Dale em direção a Lausanne. Foram 186,3 km de uma prova bastante acirrada e decidida por centímetros. Van Aert soube atacar os adversários nos últimos metros e conquistou sua segunda vitória nesta edição. Michael Matthews (Team BikeExchange-Jayco) e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) completaram o top-3.

 

"Foi uma subida muito difícil, tive que lutar para ficar próximo de Pogacar e seus companheiros de equipe", disse Van Aert após o término da 8ª etapa. "Eu sabia que se pudesse ficar próximo deles até os últimos metros, o sprint seria em terreno um pouco mais plano. Estava esperando por esse momento e deu certo."

 

A 109ª edição do Tour de France termina em 24 de julho nas ruas de Paris. Amanhã (10) será realizada a 9ª etapa do Tour de France, que encerra a primeira semana de provas com um trajeto de 193 km entre Aigle (sede da UCI – União Ciclística Internacional) e Châtel les Portes du Soleil.

 

Na classificação geral, poucas mudanças na disputa pela camisa amarela, que permanece com o atual bicampeão do Tour de France, Tadej Pogacar. O ciclista esloveno aumentou mais quatro segundos no tempo geral em relação ao segundo colocado e agora está 39 segundos a frente do dinamarquês Jonas Vingegaard. Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) é o terceiro colocado, 1min14s atrás do dono da camisa amarela.

 

O último a conquistar três edições em sequência foi o britânico Chris Froome de 2015 a 2017. Na história do maior evento de ciclismo do mundo, o primeiro a ganhar três campeonatos seguidamente foi o francês Louison Bobet de 1953 a 1955, depois seu compatriota Jacques Anquetil levou o tetra de 1960 a 1964.

 

O belga Eddy Merckx, considerado o melhor de todos os tempos da modalidade, venceu quatro vezes seguidas de 1969 a 1972. Na mesma década, o Tour de France coroou outro tricampeão seguido, o francês Bernard Hinault de 1977 a 1979. O atleta com mais conquistas consecutivas foi o espanhol Miguel Indurain de 1991 a 1995.

 

Das 22 equipes inscritas no Tour de France 2022, sete delas são da França, quatro da Bélgica, duas da Holanda, duas dos EUA, e com uma equipe estão Grã-Bretanha, Austrália, Bahrein, Cazaquistão, Israel, Espanha e Emirados Árabes Unidos.

 

O primeiro Tour de France foi realizado em 1903. O ciclista mais jovem a vencer a prova foi o atleta local Henri Comet com apenas 19 anos e 352 dias quando ganhou a segunda edição do evento em em 1904. O mais velho a vencer o Tour de France foi o belga Firmin Lambot, que tinha 36 anos quando venceu em 1922.

 

A prova tem 21 etapas disputadas em 23 dias - o que significa que os competidores têm apenas dois dias de folga para descansar. Enquanto os profissionais fazem os últimos ajustes na Europa para o Tour de France, aqui no Brasil os amadores treinam para o L'Étape Brasil Santander, que será disputado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Campos do Jordão (SP). 

 

Mais informações:

L'Étape Rio Santander

Site oficial - https://letaperio.com.br/

Facebook - https://www.facebook.com/letaperio  

Instagram - https://www.instagram.com/letape_rio/

 

L'Étape Brasil Santander

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/  

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ  

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1 

Leia também...
24.07.2022

Jonas Vingegaard venceu na geral, enquanto a última etapa da 109ª edição da tradicional prova do ciclismo mundial foi vencida pelo belga Jasper Philipsen

17.07.2022

Depois de ter ficado no top-3 oito vezes em etapas do Tour, finalmente o ciclista belga conquistou sua primeira vitória

16.07.2022

Ciclista australiano volta ao topo do pódio na tradicional prova do ciclismo mundial

15.07.2022

Terceira vitória dinamarquesa nesta segunda semana da tradicional prova do ciclismo mundial