Depois de duas etapas onde ficou distante da vitória e por consequência, perdeu a camisa amarela, o belga Wout van Aert voltou a vencer nesta edição do Tour de France. O ciclista da equipe Jumbo-Visma superou os adversários nos últimos metros da chegada no Estádio Olímpico de Lausanne, na Suíça.
170 ciclistas disputaram a oitava etapa do Tour de France, que saiu de Dale em direção a Lausanne. Foram 186,3 km de uma prova bastante acirrada e decidida por centímetros. Van Aert soube atacar os adversários nos últimos metros e conquistou sua segunda vitória nesta edição. Michael Matthews (Team BikeExchange-Jayco) e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) completaram o top-3.
"Foi uma subida muito difícil, tive que lutar para ficar próximo de Pogacar e seus companheiros de equipe", disse Van Aert após o término da 8ª etapa. "Eu sabia que se pudesse ficar próximo deles até os últimos metros, o sprint seria em terreno um pouco mais plano. Estava esperando por esse momento e deu certo."
A 109ª edição do Tour de France termina em 24 de julho nas ruas de Paris. Amanhã (10) será realizada a 9ª etapa do Tour de France, que encerra a primeira semana de provas com um trajeto de 193 km entre Aigle (sede da UCI – União Ciclística Internacional) e Châtel les Portes du Soleil.
Na classificação geral, poucas mudanças na disputa pela camisa amarela, que permanece com o atual bicampeão do Tour de France, Tadej Pogacar. O ciclista esloveno aumentou mais quatro segundos no tempo geral em relação ao segundo colocado e agora está 39 segundos a frente do dinamarquês Jonas Vingegaard. Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) é o terceiro colocado, 1min14s atrás do dono da camisa amarela.
O último a conquistar três edições em sequência foi o britânico Chris Froome de 2015 a 2017. Na história do maior evento de ciclismo do mundo, o primeiro a ganhar três campeonatos seguidamente foi o francês Louison Bobet de 1953 a 1955, depois seu compatriota Jacques Anquetil levou o tetra de 1960 a 1964.
O belga Eddy Merckx, considerado o melhor de todos os tempos da modalidade, venceu quatro vezes seguidas de 1969 a 1972. Na mesma década, o Tour de France coroou outro tricampeão seguido, o francês Bernard Hinault de 1977 a 1979. O atleta com mais conquistas consecutivas foi o espanhol Miguel Indurain de 1991 a 1995.
Das 22 equipes inscritas no Tour de France 2022, sete delas são da França, quatro da Bélgica, duas da Holanda, duas dos EUA, e com uma equipe estão Grã-Bretanha, Austrália, Bahrein, Cazaquistão, Israel, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
O primeiro Tour de France foi realizado em 1903. O ciclista mais jovem a vencer a prova foi o atleta local Henri Comet com apenas 19 anos e 352 dias quando ganhou a segunda edição do evento em em 1904. O mais velho a vencer o Tour de France foi o belga Firmin Lambot, que tinha 36 anos quando venceu em 1922.
A prova tem 21 etapas disputadas em 23 dias - o que significa que os competidores têm apenas dois dias de folga para descansar. Enquanto os profissionais fazem os últimos ajustes na Europa para o Tour de France, aqui no Brasil os amadores treinam para o L'Étape Brasil Santander, que será disputado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Campos do Jordão (SP).
Mais informações:
L'Étape Rio Santander
Site oficial - https://letaperio.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letaperio
Instagram - https://www.instagram.com/letape_rio/
L'Étape Brasil Santander
Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1
Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem
Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024
Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos
Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)