Capa

Triatleta mirim de Caucaia representa o Ceará nos Jogos Escolares Brasileiros

07.07.2022  |    526 visualizações

Aluna da Escolinha de Triathlon Formando Campeões disputará a fase nacional no ciclismo em outubro, no Rio de Janeiro

Único projeto esportivo atuante no litoral de Caucaia, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões vem ajudando a descobrir alguns talentos da modalidade. Um desses talentos é Rihanna Rodrigues, classificada para os Jogos Escolares Brasileiros, representando o Ceará no ciclismo. Destaque da Escolinha, Rihanna venceu todas as etapas regionais, e disputará a fase nacional em outubro, no Rio de Janeiro.

Rihanna sempre foi adepta dos esportes. Era praticante de karatê, até a pandemia de Covid-19 paralisar todas as atividades. Foi quando sua mãe soube do projeto da Escolinha de Triathlon Formando Campeões e resolveu inscrevê-la. A evolução foi rápida, sobretudo no ciclismo. E o que era apenas uma brincadeira de criança, no começo, passou a ser um compromisso levado a sério. 

"Eu não sabia o que era o triathlon, mas comecei a praticar e gostei muito. Quero ser triatleta profissional", garante Rihanna.

O comportamento também mudou. De acordo com a mãe, Eliete Rodrigues, a atleta passou a ser mais responsável, dedicada e independente. Reflexo também das lições recebidas em casa. "Fiquei feliz por ela ter se classificado para os Jogos Escolares Brasileiros. Eu disse a ela para ter disciplina com a alimentação, os treinos. Tem que levar a sério tudo o que faz, e estar preparado tanto para o resultado positivo como o negativo. Nem sempre a gente ganha, mas tem que lutar e não desistir nunca. Ela tem que ir para a competição para ganhar, mas preparada também para perder, porque a vida é assim. Eu preparo ela todos os dias, para que seja forte, saiba superar suas dores, seus limites", explica a mãe. 

Eliete destaca ainda a importância do projeto para incentivar as crianças a praticar esportes de maneira séria, ensinando a elas sobre disciplina, dedicação e superação. "Deveria existir mais projetos como esse dentro das escolas, em todas as modalidades. As crianças precisam desse incentivo. Precisam ver que podem ser atletas de verdade, se tiverem força, se não desistirem. Na vida a gente tem que batalhar todos os dias pra vencer os obstáculos. Eu procuro passar isso para todos os meus filhos", diz Eliete, que tem outros três filhos, todos mais velhos e já independentes.

Nos Jogos Escolares Brasileiros, Rihanna disputará três provas de ciclismo, uma de velocidade e duas de resistência. Para enfrentar o desafio, a aluna está fazendo uma preparação especial. Sua rotina explorando quatro treinos semanais de ciclismo, dois de velocidade, explorando os sprints, percurso e agilidade, e dois de resistência, com uma rodagem maior. Como julho é um mês de férias escolares, ela também aproveita para fazer atividades de força e natação. "Estamos nos concentrando nos Jogos Escolares, mas sem esquecer do triathlon, também", reforça a professora Isabelle Ribeiro, do núcleo Caucaia da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Aeris Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da prefeitura de Caucaia. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
13.02.2023

Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada

19.12.2022

Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões celebra terceiro ano na cidade vendo alunos romper barreiras e se desenvolver no esporte e na vida

08.11.2022

Projeto social teve alunos de três núcleos cearenses na prova destinada aos pequenos e atuação dos professores como árbitros da competição nacional, no final de semana

10.10.2022

Rihanna Rodrigues, aluna da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, representará o estado na competição nacional, no ciclismo