Tadej Pogačar, líder do ranking mundial de ciclismo de estrada, segue firme na busca pelo tricampeonato do Tour de France. Nesta quinta-feira (7), o esloveno venceu a sexta etapa da prova entre Binche (Bélgica) e Longwy (França), com 220 quilômetros de percurso. O resultado devolveu a camisa amarela ao vencedor de 2020 e 2021 da competição.
O ciclista da UAE Team Emirates não deu chances aos rivais ao colocar uma aceleração relâmpago nos últimos 250 metros na Côte des Religieuses. Venceu assim mais uma etapa no Tour de France, caminhando para fazer história no evento.
A 109ª edição do Tour de France termina em 24 de julho nas ruas de Paris. A sétima etapa será montanhosa entre Tomblaine e La Super Planche des Belles Filles, com 176.3 quilômetros. "Eu estava me sentindo bem. Minha equipe fez um trabalho incrivelmente bom para me colocar em uma posição perfeita. Não foi um sprint puro depois que fizemos as duas últimas subidas acima do limite'', disse Tadej Pogacar. "Acho que tive boas pernas para empurrar no final. Não me importo de levar a camisa amarela, mas estou acima de tudo feliz por vencer a etapa. Todo o resto é bônus".
Veja o vídeo do dia -- https://fb.watch/e6KXkIfKvH/
O último a conquistar três edições em sequência foi o britânico Chris Froome de 2015 a 2017. Na história do maior evento de ciclismo do mundo, o primeiro a ganhar três campeonatos seguidamente foi o francês Louison Bobet de 1953 a 1955, depois seu compatriota Jacques Anquetil levou o tetra de 1960 a 1964.
O belga Eddy Merckx, considerado o melhor de todos os tempos da modalidade, venceu quatro vezes seguidas de 1969 a 1972. Na mesma década, o Tour de France coroou outro tricampeão seguido, o francês Bernard Hinault de 1977 a 1979. O atleta com mais conquistas consecutivas foi o espanhol Miguel Indurain de 1991 a 1995.
Das 22 equipes inscritas no Tour de France 2022, sete delas são da França, quatro da Bélgica, duas da Holanda, duas dos EUA, e com uma equipe estão Grã-Bretanha, Austrália, Bahrein, Cazaquistão, Israel, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
O primeiro Tour de France foi realizado em 1903. O ciclista mais jovem a vencer a prova foi o atleta local Henri Comet com apenas 19 anos e 352 dias quando ganhou a segunda edição do evento em em 1904. O mais velho a vencer o Tour de France foi o belga Firmin Lambot, que tinha 36 anos quando venceu em 1922.
A prova tem 21 etapas disputadas em 23 dias - o que significa que os competidores têm apenas dois dias de folga para descansar. Enquanto os profissionais fazem os últimos ajustes na Europa para o Tour de France, aqui no Brasil os amadores treinam para o L'Étape Brasil Santander, que será disputado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Campos do Jordão (SP).
Mais informações:
L'Étape Rio Santander
Site oficial - https://letaperio.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letaperio
Instagram - https://www.instagram.com/letape_rio/
L'Étape Brasil Santander
Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1
Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem
Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024
Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos
Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)