O australiano Simon Clarke venceu nesta quarta-feira (6) a quinta etapa do Tour de France 2022. A vitória veio em um final emocionante, onde Clarke e Taco van der Hoorn cruzaram a linha de chegada praticamente juntos, mas a photo finish deu a vitória ao ciclista australiano. Vencedor da etapa anterior, o belga Wout van Aert sofreu uma queda durante a prova no quilômetro 57, mas segue líder da competição após cinco etapas.
176 ciclistas deram inicio a etapa 5 do tour de France 2022, e nos primeiros minutos da etapa, seis deles se destacaram em relação aos demais: Magnus Cort (EF Education-Easypost), Edvald Boasson Hagen (TotalEnergies), Taco van der Hoorn (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), Simon Clarke (Israel-Premier Tech),Neilson Powless (EF Education-Easypost) e Alexis Gougeard (B&B Hotels-KTM).
O grupo dos lideres foi reduzido para cinco depois que Gougeard caiu a 26 km do final. Boasson Hagen, Cort, Powless, Van der Hoorn e Clarke chegaram aos 10km com 45 segundos de vantagem para Pogacar e Stuyven.
Logo depois, foi a vez de Cort perder contato com o grupo de lideres, no último setor de paralelepípedos, faltando 5 km para a linha de chegada. No inicio do último quilometro de prova, Powless resolveu aumentar o ritmo e tentar se desgarrar do grupo, mas sem sucesso, acabou sendo superado por Boasson Hagen e Van der Hoorn.
A emoção aumentou quando restava menos de 400 metros, e Clarke se juntou aos outros dois na disputa pela vitória, e cruzou a linha de chegada junto com van der Hoorn. A vitória foi confirmada ao australiano após a organização do Tour de France conferir quem cruzou em primeiro no photo finish.
Simon Clarke venceu com o tempo de 3 horas, 13 minutos e 35 segundos. A segunda posição ficou com o neerlandês Taco van der Hoorn, e o norueguês Edvald Boasson Hagen ficou com o terceiro posto.
“Ainda não consigo acreditar. Passei Taco a menos de 50 metros para a linha de chegada. Dei a minha bicicleta o máximo que poderia dar. Minhas etapas em La Vuelta tiveram finais semelhantes a esse. Estamos correndo juntos desde a última curva. Eu fui o mais forte que pude até a chegada.”
“Me mudei para a Europa para correr quando tinha 16 anos, e farei 36 no segundo dia de descanso do Tour de France. Então depois de 20 anos, o sonho se tornou realidade. Olá a todos na Austrália, e obrigado pelo apoio durante todos esses anos!”, completou Clarke.
Os últimos 20km de paralelepípedos da etapa entre Lille e Arenberg Porte du Hainaut acirrou um pouco mais a disputa pela camisa amarela do Tour de France. O belga Wout van Aert permanece na frente, porém perdeu tempo por conta da queda que sofreu na prova desta quarta-feira, e por ter parado para ajudar o companheiro de equipe, Jonas Vingegaard.
Agora a sua diferença para o segundo colocado na competição, o norte americano Neilson Powless – 4º colocado na quinta etapa - é de apenas 13 segundos. A próxima etapa do Tour de France 2022 será disputada nesta quinta-feira entre as cidades de Binche e Longwy.
O Tour de France 2022 conta com 22 equipes, e serão 21 etapas disputadas em 23 dias - o que significa que os competidores têm apenas dois dias de folga para descansar.
Aqui no Brasil, foi realizada no final do mês passado a segunda edição do L'Étape Rio by Tour de France presented by Santander, maior prova de ciclismo amador da América Latina, e única chancelada pelo Tour de France. Quase 2 mil atletas se alinharam para a largada da prova, realizada em frente à Marina da Glória. Já a oitava edição da prova no interior de São Paulo será realizada entre os dias 23 e 25 de setembro, em Campos do Jordão (SP).
Mais informações:
L'Étape Rio Santander
Site oficial - https://letaperio.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letaperio
Instagram - https://www.instagram.com/letape_rio/
L'Étape Brasil Santander
Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1
Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem
Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024
Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos
Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)