Capa

Escolinha

Escolinha de Triathlon participa de Feira de Ciências em Aquiraz

Aluno do projeto fez uma demonstração de como o corpo se comporta durante um exercício na bike

17.06.2022  |  111 visualizações

O triathlon foi um dos destaques da Feira de Ciências e Cultura promovida pelo colégio EMEF Ernesto Gurgel Valente, em Aquiraz, Ceará, na semana passada. Um aluno da Escolinha de Triathlon Formando Campeões fez uma demonstração de como o corpo se comporta durante o exercício na bicicleta. Usar o esporte como ferramenta de educação é um dos principais objetivos do projeto, que completará seu segundo ano na cidade cearense em 2022.

A demonstração foi feita a convite do professor André Luis Lima Correia. Durante o exercício na bike de rolo, ele e seus alunos fizeram uma análise comparativa de como o organismo se comporta em comparação ao estado de repouso e sob estresse físico, pela glicemia e a frequência cardíaca.

"A demonstração foi ótima, gerou muito interesse. E o nome da Escolinha de Triathlon Formando Campeões também foi bastante comentado, destacando a importância dos projetos sociais na região", contou o professor Rivaldo Sena, do núcleo Aquiraz, ex-estudante do EMEF Ernesto Gurgel Valente.

O aluno da Escolinha de Triathlon escolhido para a demonstração foi Francisco Cauã Francelino de Oliveira. Um dos destaques do projeto em Aquiraz, foi o 16º colocado na primeira etapa do Campeonato Cearense de Triathlon Olímpico, em abril. "O Cauã é muito disciplinado e tem um grande potencial para o triathlon. Seu ciclismo é ótimo, e foi ideal para a Feira de Ciências", analisou Rivaldo Sena.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são Vestas, Electrolux e Cegás.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
14.04.2022

Escolinha de Triathlon Formando Campeões ensina valores como dedicação e trabalho em equipe por meio da vivência em competições

29.03.2022

Em roda de conversa, professores e alunos conversaram sobre o respeito às mulheres e a representatividade das meninas no esporte

14.02.2022

Triatletas mirins dominaram os eventos esportivos que marcaram os 323 anos do município cearense, no domingo (13)

10.12.2021

Crianças e adolescentes atendidos pelo projeto tiveram um dia de diversão com o padrinho Juraci Moreira, triatleta olímpico, e ganharam cestas de Natal