De férias no Rio de Janeiro em um breve momento de descanso na temporada, as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze estão prontas para dar sequência à intensa preparação rumo às Olimpíadas de Paris, em 2024. As medalhistas de ouro da classe 49erFX na Rio 2016 e em Tóquio 2020 contam com o apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) na corrida rumo à França.
As velejadoras analisaram o cenário atual da classe e apontam que novos nomes têm surgido nos últimos anos, o que tornará a busca pelo tri olímpico ainda mais acirrada na visão delas. No entanto, mesmo com adversárias mais fortes, o início de Martine e Kahena no ciclo olímpico é animador.
Com a treinadora Martha Medeiros e o novo técnico Pepe Lis, da Espanha, a dupla já conquistou em 2022 a prata na 51ª edição do Troféu S.A.R Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha, e a medalha de ouro da Semana Olímpica de Hyères, na França.
“Eu vejo o nível muito elevado na classe, com muitos atletas se destacando. A gente está sentindo uma evolução muito mais rápida nas meninas que entram hoje na modalidade do que quando a gente entrou”, observa Martine Grael.
“A gente está mantendo os olhos bem abertos em relação a elas. Pretendemos também buscar parcerias com duplas de outros países para treinarmos juntas. Essas parcerias são sempre muito positivas, porque na vela você precisa comparar muito o seu desempenho com o de outras atletas. Então a gente quer comparar com as melhores, que a gente acha que vão nos ajudar a evoluir e construir uma troca positiva”, completa a velejadora.
“Está cedo para falar das adversárias em Paris, mas prevejo que a dupla da Holanda vai nos dar muito trabalho, assim como as da Espanha, Suécia e Noruega”, avaliou Kahena.
Agora, as brasileiras se preparam para a sequência da temporada. Além de buscar títulos, elas poderão fazer os ajustes necessários em busca do seu melhor rendimento e ainda analisar o progresso das adversárias.
No calendário das velejadoras, o próximo evento será o Campeonato Europeu, na Dinamarca, em julho. O torneio servirá também de preparação para o principal objetivo do ano da dupla brasileira: o Campeonato Mundial, no Canadá, em agosto.
“Nesse momento, eu sinto que temos mais experiência, então podemos focar mais em treinos de qualidade, focando em aspectos que precisamos melhorar e evoluir. Então hoje são menos horas e mais qualidade em nossos treinamentos", afirma Kahena Kunze.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net
Título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor.
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU