Capa

Escolinha

Hidratação no inverno e água potável entram no foco da Escolinha de Triathlon em Campinas

Projeto ensina criançada a se manter hidratada durante os treinos, e conscientiza sobre o uso da água potável

07.06.2022  |  59 visualizações

A água é o foco da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Campinas, durante este mês. Pensando na importância de ingerir líquidos nesses dias mais frios, a criançada terá aulas especiais com dicas de alimentação e hidradtação durante os treinos. De quebra, aprenderá mais sobre saneamento básico e a importância da água potável.

Uma boa hidratação evita que o coração faça um esforço excessivo durante o exercício para bombear o sangue para o corpo, o que poderia levar afadiga muscular, câimbras, esgotamento e até a perda de sentidos. Na Escolinha de Triathlon, a criançada aprende não só sobre como se manter hidratado, mas trabalha a técnica para tirar a guarrafinha do suporte da bike e beber durante o pedal.

"Parece uma coisa boba, mas esse movimento de pegar a garrafinha do suporte para beber durante o ciclismo pode causar algum acidente até entre os atletas adultos, além de atrapalhar o treino ou a prova", destacou o professor Luiz Henrique Vidal.

A conscientização sobre o uso da água, não só nos treinos mas no dia a dia, também está no planejamento das aulas e vai de encontro ao sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que busca "assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos." No total, 17 ODS integram a Agenda 2030 da ONU, voltada para a redução das desigualdades no mundo.

"As crianças devem entender que, se elas abrem o chuveiro para tomar banho e sai água limpa, isso é um privilégio, porque muitos lugares sofrem com a falta de saneamento. Queremos que elas cresçam mais conscientes", completou o professor Luiz Henrique Vidal, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Campinas.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, DHL, Stoller e Matera.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
16.05.2022

Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões ganharam destaque na etapa de Paulínia da Copa Interior, neste domingo (15)

21.04.2022

Experiência em situações de prova faz parte do treinamento do projeto, adaptado para cada faixa etária

23.03.2022

Ação especial realizada durante o mês de março, teve roda de conversa para conscientizar os garotos sobre o tratamento às colegas e treino e mulheres em geral

15.02.2022

Aulas mais dinâmicas e brincadeiras são usadas para desenvolver a atenção, o autocontrole e a consciência corporal