Capa

Novo traçado em sentido horário será novidade no Troféu Ayrton Senna de Kart 2022

27.05.2022  |    1.170 visualizações Motorsports Troféu Ayrton Senna

Evento de kart em homenagem ao tricampeão será entre os dias 16 e 18 de junho na cidade paulista de Birigui

O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), conhecido como Speed Park, está pronto para receber a segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart, evento que acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho. E com uma novidade: um novo traçado, para aumentar o desafio para os participantes do evento que homenageia o tricampeão mundial de Fórmula 1.

Uma das mudanças no traçado é o sentido. Enquanto na edição realizada em 2020 os pilotos correram no sentido anti-horário, desta vez será no sentido horário, mesmo sistema utilizado na maioria dos circuitos pelo mundo.

O novo traçado, batizado de Ímola, terá 1.214 metros e 11 curvas no total. Apesar de usar o nome do famoso circuito italiano que atualmente recebe o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, o traçado de ambos não é semelhante.

''Um dos motivos pela mudança foi para entregar um traçado inédito para os pilotos que correram na edição passada, além de privilegiar os pontos de ultrapassagem. Acredito que os pontos aumentaram com essa mudança. Além disso, o sentido horário é o mais comum e utilizado na maioria dos circuitos'', explicou Ruben Carrapatoso, coordenador técnico do Troféu Ayrton Senna de Kart.

Campeão Mundial de Kart em 1998 (superando o bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso), Ruben Carrapatoso também comentou a respeito de outra mudança realizada no traçado: a retirada da chicane na reta oposta, o que deve proporcionar um aumento de velocidade durante as provas nesta edição do Troféu Ayrton Senna de Kart.

''A pista terá um fluxo maior de felicidade com a remoção da chicane que existia na reta oposta, e com isso os pilotos conseguirão atingir velocidades mais altas, e é algo que dá um pouco mais de emoção também'', completou Ruben Carrapatoso.

Mais de 150 kartistas são esperados no Troféu Ayrton Senna de Kart

Motores iguais e 16 categorias

A segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart terá motores iguais e sorteados para todos os participantes das categorias do evento, com a exceção das categorias Graduados, KZ e KZ Sênior – as quais correrão com motores próprios, por meio do RNK – Regulamento Oficial da CBA. Os demais pilotos utilizarão motores fornecidos pela mineira RBC Preparações.

A organização dividiu as provas em eliminatórias e finais para as 16 categorias inscritas no Troféu Ayrton Senna. As categorias confirmadas são: Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master, OK, OK Júnior, Sênior A, Sprinter Novatos, Sprinter B, Super Sênior, Super Sênior Master, KZ e KZ Sênior. As categorias KZ e KZ Sênior estão listadas também nas provas do campeonato mundial de kart.

Além dos pódios finais, o Troféu Ayrton Senna vai premiar o piloto que ultrapassou mais adversários na corrida e o que teve a pole-position com maior vantagem em relação ao segundo colocado, entre todas as categorias.

Inscrições

As inscrições para a segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart já estão abertas pelo site oficial da prova trofeuayrtonsennakart.com.br.

O evento oferece a estrutura do Speed Park Kartódromo Internacional, um dos mais completos da América Latina, para os participantes. Para participação na corrida, os pilotos terão de adquirir um Kit Prova, que inclui um ou dois jogos de pneus (de acordo com cada categoria), combustível e taxas para uso da pista em treinos livres. Os valores do Kit Prova variam de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00, e podem ser consultados no site oficial.

Com aproximadamente 1,3 quilômetros de pista, o local possibilita mais de 40 traçados diferentes, e área superior a 90 mil metros quadrados. Na última edição, em 2020, o Troféu Ayrton Senna de Kart também foi realizado em Birigui (SP). O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.

O Troféu Ayrton Senna de Kart tem a chancela do Senna Brands e organização de 2Points e SpeedPark.

Mais informações em https://trofeuayrtonsennakart.com.br/

Sobre Senna Brands

A Senna Brands é uma empresa criada pela família do tricampeão mundial de F1 para gerir e maximizar os ativos das marcas Ayrton Senna, Senna e Senninha e que se inspiram no legado e conquistas do piloto, seus valores, personalidade, seu estilo de vida. Parte da receita obtida com o licenciamento dessas marcas é destinada ao apoio dos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.

Entre em contato com a equipe ON Board Sports:

Flávio Perez | Katarine Monteiro 

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net 

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Informações para imprensa Senna Brands  – RF1 Jornalismo 

Luiz Felipe Chaguri – Email: felipe@rf1jornalismo.com.br.  

Rodrigo França – Email: rodrigo@rf1jornalismo.com.br.  

 



Leia também...
28.06.2022

The only official motorsports competition in the world to bear the name of the three-time Formula 1 champion took place from July 16th to 18th in Birigui.

21.06.2022

Único evento de automobilismo que leva o nome do tricampeão mundial de Fórmula 1 foi realizado de 16 a 18 de junho em Birigui (SP)

18.06.2022

Evento de kart que leva o nome do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna foi realizado no Speed Park

17.06.2022

Provas oficiais serão neste sábado (18) no Kartódromo de Birigui, o Speed Park