Capa

Definida Equipe Brasileira de Vela para Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022

22.05.2022  |    1.101 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Brasileiros serão representados por oito velejadores na competição de outubro, no Paraguai

A Confederação Brasileira de Vela - CBVela confirmou neste domingo (22) os oito atletas convocados para defender o país nos XII Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 em outubro deste ano. Os representantes foram escolhidos após avaliação técnica realizada pelo Conselho Técnico de Vela da entidade. A inédita etapa de Arraial do Cabo (RJ) da Copa Brasil de Vela de Praia, que chegou ao fim na semana passada, também serviu como base para a formação do time.

Nas águas de Encarnación estarão Felipe Fraquelli - ILCA 7 Masculino, Isadora Dal Ri - ILCA 6 Feminino, José Irineu e Giovana Simas - Snipe Misto, Erick Carpes - Sunfish Masculino, Gabriella Kidd - Sunfish Feminino, Giovanna Prada - iQFoil Feminino e Guilherme Plentz - iQFoil Masculino.

As regatas dos Jogos Sul-Americanos serão de 2 a 6 de outubro. Encarnación foi escolhida como sede da vela pelo Comitê Organizador Paraguaio pelas características do Rio Paraná. O objetivo da seleção é maximizar o potencial de obtenção de medalhas da equipe brasileira de Vela Jovem nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, bem como o desenvolvimento efetivo do talento e conhecimento da modalidade nos atletas.

A Equipe Brasileira de Vela Jovem conta com atletas que estão conseguindo bons resultados em regatas internacionais e outros que estão ganhando espaço no cenário nacional mesmo com pouca idade, caso de Erick Carpes, de apenas 16 anos.

''Não esperava participar dos Jogos Sul-Americanos com apenas 16 anos. Será um grande desafio para mim porque o Sunfish é  um barco diferente e meu objetivo é chegar dominando muito bem o veleiro para ter chances de medalha para o Brasil'', contou o gaúcho Erick Carpes.

Na Copa Brasil de Vela de Praia, o representante do Veleiros do Sul foi campeão na ILCA 6 e ganhou o direito de correr o Sul-Americano na Sunfish, um barco similar à nova versão olímpica do Laser. Seu companheiro de equipe, Felipe Fraquelli foi o vencedor na ILCA 7, essa sim no calendário de regatas no Paraguai. ''O nível estava bem alto, ganhei a vaga no último dia! Minha expectativa é boa e espero representar o Brasil muito bem'', contou Felipe Fraquelli.

Na iQFoil, o também gaúcho Guilherme Plentz se deu bem em Arraial do Cabo (RJ) e agora conta as horas para a chegada do Sul-Americano.  "A classificação foi muito legal, eu e meu treinador estamos fazendo um trabalho contínuo, acho que esse campeonato foi um ponto de virada, ninguém acreditava no nosso trabalho, conseguir voltar ao topo no sub-23, isso me deixou muito feliz'', explicou o gaúcho Guilherme Plentz.

O velejador, que divide os treinos com a prancha e a vela oceânica no Inaê Sailing Team, vai intensificar os treinos para brigar por medalha no Paraguai. ''Agora é focar para os próximos torneios, essa semana já voltei a treinar para disputar uma medalha lá e será importante para o meu ano".

A competição em Arraial do Cabo (RJ) foi organizada pela Confederação Brasileira de Vela e teve apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo e as suas Secretarias de Governo, Eventos, Esporte e Lazer, Turismo, Ambiente e Saneamento, Fundação do Meio Ambiente e Associação de Meios de Hospedagem de Arraial do Cabo (AMHAR).

Equipe Brasileira de Vela

Felipe Fraquelli - ILCA 7 Masculino

Isadora Dal Ri - ILCA 6 Feminino

José Irineu – Giovana Simas - Snipe Misto

Erick Carpes - Sunfish Masculino

Gabriella Kidd - Sunfish Feminino

Giovanna Prada - iQFoil Feminino

Guilherme Plentz - iQFoil Masculino

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela - CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Katarine Monteiro 

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 



Leia também...
27.03.2024

Vela olímpica brasileira terá 27 atletas em Palma da Mallorca, na Espanha

24.03.2024

Maranhense fica em quarto lugar no Europeu de Kite na Espanha

09.03.2024

Medalhista olímpico conquistou o campeonato internacional em 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024

07.03.2024

Tradicional competição de oceano será entre os dias 27 a 30 de março