Capa

SSL Gold Cup Vela

Mario Trindade é o novo reforço do Brasil e quer fazer bonito na SSL Gold Cup

Velejador carioca será trimmer da Seleção Brasileira após saída de André Fonseca, o Bochecha. Trindade agora velejará ao lado do ídolo Robert Scheidt e aposta em pódio do Brasil na Suíça

12.05.2022  |  253 visualizações

Quando a vida te dá uma oportunidade, busque agarrá-la e fazer o seu melhor. Este é o lema do velejador Mario Trindade, de 35 anos. O atleta carioca se prepara para representar a Seleção Brasileira na SSL Gold Cup, a Copa do Mundo de Nações de vela, na Suíça. O Brasil conta com uma equipe vencedora, incluindo os bicampeões olímpicos Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze.

O qualificatório da SSL Gold Cup começa no dia 17 de maio, mas o Brasil entra diretamente nas oitavas-de-final, entre os dias 8 e 11 de novembro, por ter se classificado entre os 25 melhores do ranking da Star Sailors League (SSL). Ao todo, são 56 seleções e a reta final é mata-mata.

Já veterano, Mario Trindade entra no lugar do trimmer André Fonseca, o Bochecha, que foi convocado, mas não poderá comparecer em função da agenda de compromissos em outras classes.

"O evento tem um formato único e promove diretamente os velejadores como nunca antes. É uma grande oportunidade participar representando o Brasil na SSL Gold Cup", comentou Mario Trindade, que trabalha como designer de velas na Europa.

Assim como no futebol, cada equipe terá 11 velejadores, sendo um capitão. O CEO da equipe é Bruno Prada, dono de duas medalhas olímpicas na Star.

Além de Mário Trindade, o Time Brasil conta com Robert Scheidt, o comandante da embarcação, Martine Grael, Kahena Kunze, Gabriel Borges, Henrique Haddad, João Signorini, Henry Boening Maguila, Alfredo Rovere e Juninho de Jesus.

"Vou ser o responsável, junto com Robert Scheidt e Gabriel Borges, pela velocidade do barco no contra-vento e vento em popa. Já tinham me sondado para integrar o time no início do ano, mas acabei ficando fora da primeira lista. Com o problema do André, acabei escalado. Minha expectativa é levar a bandeira brasileira ao pódio, competindo contra os melhores velejadores do mundo", destacou Mario Trindade.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o atleta começou a velejar por influência da família e se inspira em Torben Grael, Ayrton Senna, além do comandante Robert Scheidt. Ele tem duas grandes conquistas: o Mundial de J70, com um time britânico, em 2019, e o Mundial de SB20, com o Brasil, no ano seguinte.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup será o campeonato ‘final’ do circuito com 56 nações entre os membros da World Sailing, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico onde a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL visa a competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um Evento Especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos em cada até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da da Grande Final é coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. Os fogos de artifício ao final no evento prometem um desfecho dramático para esta incrível competição global.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net



Leia também...
25.05.2022

Bahrein sediará as provas finais da SSL Gold Cup. Seleção brasileira é liderada por Robert Scheidt e conta com Martine Grael e Kahena Kunze a bordo

17.05.2022

Competição inédita que decidirá qual é a melhor nação do mundo na vela começa nesta semana, com o Qualificatório na Suíça

21.04.2022

Gaúcho com grande bagagem na classe Star é responsável por garantir a força física dos pontos certos do barco verde e amarelo

16.02.2022

Martine Grael e Kahena Kunze estão em segundo lugar na divulgação de fevereiro de 2022