Capa

vela Vela Vela

Velejadores se preparam para a etapa da Copa Brasil de Praia - Etapa Arraial do Cabo (RJ)

Regatas começam nesta quinta-feira (12) e são válidas para o começo da definição da Equipe Brasileira de Vela para os XII Jogos Sul-Americanos de Assunção

11.05.2022  |  427 visualizações

A cidade de Arraial do Cabo (RJ) recebe a partir desta quinta-feira (12) as regatas da etapa local da Copa Brasil de Praia. O campeonato reúne nove classes: ILCA 7 e 6, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Optimist, Dingue, IQFOIL e Wingfoil e terá provas até o domingo (15). A cerimônia de abertura  do evento está marcada para as 10h e a reunião de comandantes às 11h. A sede do  fica na areia da Praia dos Anjos, ao lado do palco montado para receber os shows de aniversário da cidade. 

As classes Ilca 6, Ilca 7, Snipe e Hobie Cat têm 11 regatas previstas. Dingue e Optimist possuem oito regatas programadas, já Wingfoil (F/M) são doze e a iQFOiL (F/M) com 15 programadas.

O campeonato organizado pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela é válido como avaliação para a convocação da Equipe Brasileira de Vela Jovem para os XII Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, que ocorrem no mês de outubro na capital paraguaia. As regatas serão em Encarnación e terão as seguintes classes: Sunfish (masculina e feminina), ILCA 7 e 6, iQFoil (masculino e feminino) e Snipe misto. 

Os principais atletas chegaram no início da semana para conhecer as raias de Arraial do Cabo (RJ) e buscar um melhor resultado final após as provas. A previsão é de tempo indica clima estável e ventos de até 8 nós na estreia.

"A previsão de vento é médio para forte, sendo isso muito bom e acredito que vamos realizar todas as regatas. Ate domingo, acreditamos que continue com essa previsão de tempo. A CBVela está muito feliz com a participação e estrutura aqui em Arraial do Cabo. As pessoas estão participando e a prefeitura da cidade está de parabéns!", explicou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.

"Estamos em Arraial do Cabo e falta um dia para a competição. Os atletas estão fazendo sua preparação e manutenção nos barcos para que tudo esteja pronto para amanhã. A expectativa é muito boa e tivemos o número de inscrições acima da expectativa. Cerca de 85 barcos estarão competindo e estamos muito felizes com esse número de participantes". 

Classes novas como o iQFoil e Wingfoil também marcarão presença na raia da região dos Lagos fluminense. "Estamos aqui em Arraial, Rio de Janeiro. A expectativa é aprender e se divertir em primeiro lugar! Nunca velejei aqui em Arraial. Será muito legal participar já que não conseguimos nos reunir durante o ano por ser cada um de um canto do Brasil. Sou de Porto Alegre e será muito legal trocar ideia com outros velejadores", conta Larissa, velejadora da classe IQFoil.  

As áreas de competição serão na Enseada de Arraial do Cabo entre a Praia dos Anjos, Ilha do Farol e a Ilha dos Porcos. Os percursos serão no formato barla-sota, trapezoidal, slalom ou triangular conforme descrito nas instruções de regatas a critério da Comissão de Regata.

"Estava treinando e acabei quebrando o mastro, mas é normal. Mesmo com o mastro quebrado foi importante para conhecer a raia! Já que não é uma raia muito conhecida pelos velejadores. Sou do Rio Grande do Sul e achei a raia bem difícil, mas estou com boas expectativas para o campeonato!”, Francisco Darli, de 13 anos e velejador de Snipe. 

A Copa Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo e as suas Secretarias de Governo, Eventos, Esporte e Lazer, Turismo, Ambiente e Saneamento, Fundação do Meio Ambiente e Associação de Meios de Hospedagem de Arraial do Cabo (AMHAR).

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net



Leia também...
22.05.2022

Brasileiros serão representados por oito velejadores na competição de outubro, no Paraguai

15.05.2022

Competição de vela olímpica terminou neste domingo (15) com nove classes disputadas em quatro dias de evento

14.05.2022

Evento de vela olímpica reúne nove classes e vai até o domingo (15) na cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro

13.05.2022

Campeonato de vela olímpica em Arraial do Cabo (RJ) chegou ao segundo dia com pouco vento