Capa

vela Vela Vela

Equipe Brasileira de Vela para Sul-Americano 2022 começa a ser definida em Arraial do Cabo (RJ)

Os Jogos Sul-Americanos de Assunção ocorrem no mês de outubro e parte da equipe será confirmada no litoral fluminense

09.05.2022  |  753 visualizações

A Equipe Brasileira de Vela começa a ser definida para os XII Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 nesta semana durante a disputa da Copa Brasil de Praia - Etapa de Arraial do Cabo (RJ). O campeonato para as classes ILCA 7 e 6, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Optimist, Dingue, IQFOIL e Wingfoil terá início na quinta-feira (12) e termina no domingo (15). Mais de 70 barcos já confirmaram presença no litoral fluminense.

Os Jogos Sul-Americanos de Assunção ocorrem no mês de outubro na capital paraguaia, mas a vela será em Encarnación. As classes do programa são: Sunfish (masculina e feminina), ILCA 7 e 6, iQFoil (masculino e feminino) e Snipe misto. 

O objetivo da seleção é maximizar o potencial de obtenção de medalhas da equipe brasileira de Vela Jovem nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, bem como o desenvolvimento efetivo do talento e conhecimento da modalidade nos atletas.

''A expectativa para o evento são as melhores, com mais de 70 barcos confirmados. Será um evento com bastante mudança climática, o que é típico para essa época de outono na região. Existe uma previsão de vento forte para as regatas finais, no domingo. Legal ver alguns barcos já treinando no local de competição'', explicou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.

A partir desta terça-feira (10), os atletas inscritos poderão treinar nos locais de prova. As áreas de competição serão na Enseada de Arraial do Cabo entre a Praia dos Anjos, Ilha do Farol e a Ilha dos Porcos. Os percursos serão no formato barla-sota, trapezoidal, slalom ou triangular conforme descrito nas instruções de regatas a critério da Comissão de Regata.

Serão ao todo 11 regatas programadas para todas as classes, com exceção de 15 para iQFoil e Wingfoil: 15 regatas programadas. A cerimônia de abertura está marcada para as 10h e a reunião de comandantes às 11h. A sede do evento será na areia da Praia dos Anjos, Arraial do Cabo – RJ (Av. Luís Corrêa, 750 - Vila Canaã, Arraial do Cabo - RJ, CEP: 28930-000).

A Copa Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo e as suas Secretarias de Governo, Eventos, Esporte e Lazer, Turismo, Ambiente e Saneamento, Fundação do Meio Ambiente e Associação de Meios de Hospedagem de Arraial do Cabo (AMHAR).

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
22.05.2022

Brasileiros serão representados por oito velejadores na competição de outubro, no Paraguai

15.05.2022

Competição de vela olímpica terminou neste domingo (15) com nove classes disputadas em quatro dias de evento

14.05.2022

Evento de vela olímpica reúne nove classes e vai até o domingo (15) na cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro

13.05.2022

Campeonato de vela olímpica em Arraial do Cabo (RJ) chegou ao segundo dia com pouco vento