Capa

Troféu Ayrton Senna

Confira as categorias do 2º Troféu Ayrton Senna de Kart

Competição será realizada entre os dias 17 e 18 de junho de 2022 no Kartódromo Internacional de Birigui

04.05.2022  |  557 visualizações

A segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart já tem data e formato de disputa definidos. A competição será realizada entre os dias 17 e 18 de junho de 2022 no Speed Park Kartódromo Internacional de Birigui, no interior de São Paulo, e contará com 16 categorias. A competição em homenagem ao tricampeão mundial de F1 deve reunir em torno de 200 kartistas. 

Pilotos de todos os estados do País e até da América do Sul devem disputar as corridas em Birigui (SP), repetindo o sucesso da estreia, que foi em janeiro de 2020, também no kartódromo internacional.

As categorias serão divididas nas seguintes classes: Mini 2T, Mirim, Cadete, Júnior Menor, Sprinter, Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Júnior, Graduados, KZ, KZ Sênior, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 Super Sênior. As categorias KZ e KZ Sênior estão listadas também nas provas do campeonato mundial de kart.

"A importância de dividir as categorias no Troféu é porque vamos ter competidores de 8 a 60 anos e, para não competir entre eles, a gente dividiu as categorias. Essa divisão, na verdade, é feita pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo. Ela que cria as divisões das categorias pelo regulamento, e a gente respeita o regulamento ali no Troféu, seguindo a Confederação em todas as categorias, e procurando assim dar o máximo de confiabilidade para todos os pilotos”, explicou Ruben Carrapatoso, coordenador técnico do Troféu Ayrton Senna de Kart.

A duração das provas eliminatórias e finais de cada categoria já estão definidas:

Mirim: 10 voltas na classificatória; 15 na final;

Cadete: 10 voltas na classificatória, 15 na final;

Mini 2T: 10 voltas na classificatória, 15 na final;

Júnior Menor: 12 voltas na classificatória, 18 na final;

Júnior: 15 voltas na classificatória, 20 na final;

Graduados: 16 voltas na classificatória, 23 na final;

Sprinter: 15 voltas na classificatória, 20 na final;

Sênior B: 12 voltas na classificatória, 18 na final;

Sênior A: 12 voltas na classificatória, 18 na final;

Super Sênior: 12 voltas na classificatória, 18 na final;

KZ/KZ Sênior: 15 voltas na classificatória, 23 na final;

F4 Júnior: 15 voltas na classificatória, 20 na final;

F4 Graduados: 15 voltas na classificatória, 23 na final;

F4 Sênior: 13 voltas na classificação, 20 na final;

F4 Super Sênior: 13 voltas na classificação, 20 na final.

''Em relação à seriedade do evento, todos os pilotos que estão filiados junto à CBA, em todas as categorias – desde a Cadete para quem tem 8 anos, até Super Sênior Master, para quem tem 60 anos –, podem participar. Basta ser filiado junto à CBA", encerrou Ruben Carrapatoso.

Além dos pódios finais, o Troféu Ayrton Senna também irá premiar com o Troféu Superação o piloto que ultrapassou mais adversários na corrida, e com o Troféu Pole Position o que cravou a pole com maior vantagem em relação ao segundo colocado, entre todas as categorias. Ambos os Troféus, Superação e Pole Position, são inspirados em marcas registradas do estilo do tricampeão mundial de F1 Ayrton Senna.

Inscrições

As inscrições para a segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart já estão abertas pelo site oficial da prova trofeuayrtonsennadekart.com.br.  

O evento oferece a estrutura do Speed Park Kartódromo Internacional, um dos mais completos da América Latina. Para participação na corrida, os pilotos terão de adquirir um Kit Prova, que inclui um ou dois jogos de pneus (de acordo com cada categoria), combustível e taxas para uso da pista em treinos. Os valores do Kit Prova variam de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00, e podem ser consultados no site oficial.

O fornecimento de motores para os pilotos será através de aluguel para quase todas as categorias, com exceção das categorias Graduados, KZ e KZ Sênior – nas quais os pilotos correrão com motores próprios. Os valores podem ser consultados também através do site oficial.

Com aproximadamente 1,3 quilômetros de pista, o Speed Park possibilita mais de 40 traçados diferentes, e possui área superior a 90 mil metros quadrados. Na última edição, em 2020, o Troféu Ayrton Senna de Kart também foi realizado em Birigui (SP).  O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica rua Hagime Saita, 4.001, sendo acessado pela Rodovia Marechal Rondon, na altura do km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.

O Troféu Ayrton Senna de Kart tem a chancela da Senna Brands e é realizado pela APECE – Associação Paulista de Esportes, Cultura e Educação, sob anuência do Governo do Estado de São Paulo através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com possui apoio à realização da 2Points e SpeedPark. 

Mais informações em https://trofeuayrtonsennadekart.com.br/

Sobre Senna Brands

A Senna Brands é uma empresa criada pela família do tricampeão mundial de F1 para gerir e maximizar os ativos das marcas Ayrton Senna, Senna e Senninha e que se inspiram no legado e conquistas do piloto, seus valores, personalidade, seu estilo de vida. Parte da receita obtida com o licenciamento dessas marcas é destinada ao apoio dos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.

 

Entre em contato com a equipe ON Board Sports:

Flávio Perez | Katarine Monteiro 

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net 

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Informações para imprensa Senna Brands  – RF1 Jornalismo 

Luiz Felipe Chaguri – Email: felipe@rf1jornalismo.com.br.  

Rodrigo França – Email: rodrigo@rf1jornalismo.com.br.  



Leia também...
21.06.2022

Único evento de automobilismo que leva o nome do tricampeão mundial de Fórmula 1 foi realizado de 16 a 18 de junho em Birigui (SP)

18.06.2022

Evento de kart que leva o nome do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna foi realizado no Speed Park

17.06.2022

Provas oficiais serão neste sábado (18) no Kartódromo de Birigui, o Speed Park

07.06.2022

Evento de corrida de rua será realizado na pista antes dos motores dos karts roncarem em Birigui (SP)