Capa

Escolinha de Triathlon inaugura núcleo em Jundiaí

Terceira unidade no estado de São Paulo teve suas primeiras aulas nesta terça-feira (3), no Bolão; Projeto atende mais de 700 crianças e adolescentes em 16 núcleos por todo o Brasil

04.05.2022  |  162 visualizações

As crianças e adolescentes de Jundiaí tiveram nesta terça-feira (03) seu primeiro contato com o triathlon, modalidade olímpica que vem crescendo no Brasil. O mais novo núcleo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões abriu suas portas na cidade para aulas pela manhã e à tarde, no Complexo Educacional, Cultural E Esportivo Dr. Nicolino de Luca, conhecido como Bolão. O projeto é referência nacional na educação por meio do esporte, com outras 15 unidades espalhadas pelo Brasil, duas delas no estado de São Paulo.

O núcleo de Jundiaí foi inaugurado com quase todas as 40 vagas preenchidas. Crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, matriculados em escolas públicas, terão à sua disposição um complexo com toda a infraestrutura necessária para a prática do esporte. O Bolão é equipado com pista de atletismo, piscina, quadras poliesportivas, vestiários e até playground. As aulas externas de ciclismo também serão feitas no Parque da Uva.

"Temos uma expectativa muito boa aqui em Jundiaí. A cidade é sede da principal patrocinadora da Escolinha de Triathlon Formando Campeões no estado de São Paulo, a Astra. Por isso, a empresa poderá acompanhar bem de perto o projeto, e contribuir ainda mais, junto com a prefeitura, para o desenvolvimento do esporte entre as crianças da cidade", destaca o coordenador Cacá Ferreira.

As aulas englobam as três modalidades que integram o triathlon (natação, ciclismo e corrida) e serão realizadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes de uso compartilhado, além de serem orientados por uma professora de educação física, auxiliada por um monitor.

 

Vagas para a Escolinha de Triathlon em Jundiaí

Ainda restam algumas vagas para a Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Jundiaí. As inscrições podem ser feitas para as turmas da manhã, com aulas de terça e quinta-feira ou quarta e sexta-feira, das 9 às 11 horas. Os interessados devem procurar o coordenador Cacá Ferreira, pelo e-mail caca.ferreira.cia@gmail.com ou pelo whatsapp 19 97406.4875.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Jundiaí. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos e Cereser.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
21.06.2022

Em pouco mais de um mês de atividades, projeto ganhou a adesão total dos alunos e já aponta crianças com talento para o esporte

12.04.2022

Referência nacional na educação por meio do esporte, projeto chega ao terceiro núcleo no estado de São Paulo