Capa

vela Vela Vela

Martine Grael e Kahena Kunze conquistam a medalha de ouro na Semana Olímpica de Hyères

Martine e Kahena tiveram uma bela campanha de recuperação na França e conquistam mais um título na carreira

30.04.2022  |  236 visualizações

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram neste sábado (30) a medalha de ouro da Semana Olímpica de Hyères, na França, na classe 49erFX, resultado importante na fase de preparação para a corrida rumo às Olimpíadas de Paris 2024. A dupla disputou a medal race e, com um sexto lugar e 68 pontos perdidos na soma, garantiu o lugar mais alto do pódio. As norte-americanas Stephanie Roble e Margareth Shea ficaram com a medalha de prata, seguidas pelas norueguesas, Helene Noess e Marie Ronningen, que completaram o pódio.

Martine e Kahena tiveram uma bela campanha de recuperação na França. As brasileiras terminaram o primeiro dia em 24º lugar, mas mostraram toda a sua capacidade de sair de situações adversas. No dia seguinte, saltaram para a quarta colocação. Depois, assumiram a vice-liderança e entraram na regata da medalha na primeira posição. Foi o segundo pódio consecutivo na campanha europeia de início de ciclo olímpico, somando a prata obtida no Troféu S.A.R. Princesa Sofía, na Espanha, semanas atrás.

"Estamos muito contentes com o dia a dia que fizemos, desde começar um pouco mal, passando pelo segundo dia ainda algumas regatas mais ou menos com um protesto difícil. Para depois começar a acertar algumas regatas chave. E chegar no grupo da frente para disputar essa medalha", comemorou Martine Grael. A dupla bicampeã olímpica já tinha vencido Hyères em 2017 na 49erFX.

Na Fórmula Kite masculina, o brasileiro Bruno Lobo encerrou sua participação em 18º lugar, correndo na flotilha ouro. Na Kite feminina, Maria do Socorro ficou em 35º. Na IQ FOIL feminina, Bruna Martinelli foi a 24ª. Na 470 mista, os baianos Juliana Duque e Rafael Martins terminaram na flotilha ouro, em 24º.

"A conquista da medalha de ouro em mais uma etapa europeia as consolida neste início de campanha para as Olimpíadas de Paris-2024. Os atletas brasileiros que participaram aqui tiveram um excelente desempenho. As equipes de Kite masculino a de 470 misto ficaram na flotilha de ouro. Sabemos que é o início e que eles irão evoluir até a máxima competição do ciclo olímpico, daqui a dois anos", disse Juan Sienra, Coordenador técnico da CBVela.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net



Leia também...
22.05.2022

Brasileiros serão representados por oito velejadores na competição de outubro, no Paraguai

15.05.2022

Competição de vela olímpica terminou neste domingo (15) com nove classes disputadas em quatro dias de evento

14.05.2022

Evento de vela olímpica reúne nove classes e vai até o domingo (15) na cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro

13.05.2022

Campeonato de vela olímpica em Arraial do Cabo (RJ) chegou ao segundo dia com pouco vento