Capa

Boxe

Esquiva Falcão encara argentino experiente em prévia do cinturão mundial no Boxing For You

Lutador Cristian Fabian Ríos vem ao Brasil para tentar parar sequência invicta de medalhista olímpico rumo ao topo do mundo

02.05.2022  |  630 visualizações

O argentino Cristian Fabian Ríos foi anunciado nesta segunda-feira (2) como adversário do brasileiro Esquiva Falcão na 11ª edição do Boxing For You, marcada para 29 de maio, na Arena de Lutas, em São Paulo (SP). O experiente boxeador do país vizinho quer estragar os planos do medalhista olímpico na categoria dos médios ( até 72,5 kg) de ser campeão mundial ainda em 2022. 

O evento na capital paulista será o último do medalhista olímpico antes encarar o cazaque Gennadiy Gennadyevich Golovkin, o Triplo G, ou outro atleta definido pela Top Rank pelo título mundial dos médios (até 73 kg) da IBF - Federação Internacional de Boxe. Além do main event envolvendo Esquiva Falcão, a noite da nobre arte terá outros combates, incluindo a disputa do cinturão latino de Lila Furtado. O card completo será anunciado na quarta-feira (4).

Apelidado de El Tuco, o atleta de San Miguel de Tucuman tem 40 lutas na carreira, com um cartel de 23 vitórias e 14 derrotas. Em 2016, o atleta do país vizinho encarou de igual para igual o ex-campeão do mundo, o canadense David Lemieux, no BellCentre de Montreal lotado. O até então detentor do cinturão dos médios da IBF levou o combate para os pontos. Agora, ao se colocar como desafiante de Esquiva Falcão, Cristian Fabian Ríos se disse pronto para quebrar a banca e mostrar a força do boxe argentino no mundo.

''Não há segredo no boxe! Já lutei contra um campeão do mundo e soube pegar duro. Levei o Lemieux, que nocauteava todo mundo, para a decisão dos juizes. Os atletas olímpicos são muito bem preparados e técnicos. Do meu lado estou treinando forte e com o peso quase batido para encarar o Esquiva Falcão', explicou Cristian Fabian Ríos, que treina em Buenos Aires e já disputou títulos nacionais e latinos.

''O boxe argentino tem muita competitividade e os atletas se preparam bem. Cada luta tem sua particularidade e eu sei bater bem também. Meu forte também é a preparação física''.

Atualmente, os argentinos campeões do mundo são Brian Castaño (médio-ligeiro) e Fernando Martinez (super-moscas), mas a lista teve Gustavo Ballas e Uby Sacco nos anos 1980, Carlos Monzon e Víctor Galíndez nos anos 1970. Os mais próximos do topo mundial entre os brasileiros são Esquiva Falcão e Robson Conceição, ambos agenciados por Sergio Batarelli e Top Rank, co-promotora do Boxing For You.

''Certamente o atleta chegará pleno para encarar o Esquiva Falcão, que terá um grande risco pela frente. Nunca o brasileiro pegou um argentino tão forte como o Cristian Ríos. Meu atleta é um cara experiente e valente, vendeu caro a derrota por pontos para o canadense David Lemieux, ex-campeão do mundo. Sabemos que o brasileiro é da Top Rank e luta muito nos EUA, explicou Rosendo Tapia, promotor argentino e ex-boxeador.

''Os boxeadores argentinos são muito fortes e seguramente Cristian Rios está apto para vencer um atleta olímpico e tão premiado como Esquiva Falcão. A experiência pode fazer a diferença neste momento''.

O Boxing For You 11 é assinado pela Top Rank, maior promotora de lutas do mundo e gestora com o brasileiro Sergio Batarelli da carreira do medalhista de Londres 2012.

A escolha pela luta no país foi estratégica, já que Esquiva é um dos maiores nomes da história da nobre arte no país e atrai atenção da mídia, patrocinadores e fãs. O atleta capixaba tem que esperar pela definição da IBF para saber com quem luta pelo cinturão mundial. Além disso, foi um pedido da Top Rank a realização do combate em São Paulo (SP). 

''Mais um Brasil x Argentina na minha carreira e certamente mais uma vitória para o meu país. É muito bom lutar contra eles, são técnicos e muito catimbeiros, não vendem a derrota fácil. Não vou dar chance nenhuma pra ele, pois sei que eles esperam por uma brecha'', contou Esquiva Falcão, de 32 anos.

O brasileiro fará sua 30ª luta como profissional após deixar a carreira olímpica em 2014. São 29 vitórias, sendo 20 por nocaute. Esquiva já enfrentou dois argentinos até o momento, duas vezes contra Jorge Daniel Miranda e outra com Guido Nicolas Pitto. A última apresentação do capixaba foi em novembro de 2021, vitória por decisão dividida contra o até então invicto Patrice Volny (Canadá) no Mandalay Bay Resort & Casino, em Las Vegas.

BoxRec de Cristian Rios - https://boxrec.com/en/proboxer/445347

A história de sucesso do Boxing For You

O evento inovou ao trazer os últimos três medalhistas olímpicos brasileiros para o mesmo card em 2019, ou seja, colocou Adriana Araújo, Esquiva Falcão e Robson Conceição em ação na cidade de Mangaratiba (RJ).

Ao todo cinco emissoras de TV transmitiram as lutas, algo sem precedentes na história do boxe brasileiro.

As outras duas edições ocorreram em São Paulo (SP) e tiveram como protagonista a baiana Adriana Araújo, campeã mundial silver no Boxing For You.

Além do esporte, o B4Y oferece aos patrocinadores uma plataforma completa, que vai desde a experiência de marca nos eventos, passando por uso de imagem de atletas, conteúdo integrado nos canais próprios e transmissão na TV aberta, PayTV, streaming e redes sociais, com formatos inéditos e exclusivos.

Já foram realizadas dez edições do Boxing For You, sendo sete em São Paulo (SP), duas em Sorocaba (SP) e uma em Mangaratiba (RJ).

--------------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 

Leia também...
24.05.2022

Lila Furtado enfrenta a argentina Paola Pamela Benavidez pelo cinturão latino do WBC das super-galos

23.05.2022

KTO, Paris Filmes, Sandi Hotel, HCA Health e Solar Total são as patrocinadoras

23.05.2022

Campeão brasileiro super-pena faz sua sexta luta no evento; confronto será contra Alan Felipe Sena

13.05.2022

Maior evento de boxe da América Latina terá transmissões do BandSports, Sportv, Combate e do canal oficial do evento no Youtube