Capa

Escolinha

Escolinha de Triathlon em Joinville inicia novo ciclo em crescimento

Em seu segundo ano, projeto conta com mais alunos tendo a oportunidade de praticar uma modalidade olímpica com estrutura profissional

28.04.2022  |  100 visualizações

As aulas para os triatletas mirins de Joinville entraram numa nova fase, com o início do segundo ano da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Graças ao trabalho realizado desde 2021, o projeto cresceu e ganhou novos alunos. E eles já se inspiram nos colegas "veteranos", para dar seus primeiros passos na modalidade.

Os alunos mais velhos, já num nível avançado, começam a executar tarefas mais complexas e com maior volume. Na corrida, por exemplo, as distâncias agora são maiores, respeitando a faixa etária de cada um. E na natação, técnicas do nado peito estão sendo introduzidas junto com o nado craw. Já os estreantes estão aprendendo as noções de natação e funções básicas da bicicleta. Mas, em busca de integração entre as turmas, todas as aulas incluem também atividades cooperativas.

"Eu sempre busco a interação, para que ninguém se sinta excluído. E tenho visto muita determinação dos alunos novos para alcançar o nível dos que já estão no projeto há mais tempo. São uma inspiração para os novatos. É muito legal observar isso de perto", destaca o professor Wesley Jonatas da Silva, do núcleo Joinville da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. "Como estamos com um grupo bem heterogêneo, queremos reforçar a consciência corporal deles."

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são Electrolux, Anjo Tintas e Martinelli Advocacia.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

 

Leia também...
19.05.2022

Em pouco mais de um ano, projeto voltado para a formação social já detectou alunos com aptidão e vontade de seguir no esporte

10.03.2022

Evento reuniu todas as turmas do projeto nesta quarta-feira (9), aniversário de Joinville, com presença de familiares e da comunidade

16.02.2022

Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada

22.12.2021

Desempenho das crianças na natação e experiência nas primeiras competições oficiais é o destaque do projeto, voltado para a formação pelo esporte