Capa

Escolinha

Alunos da Escolinha de Triathlon em Itu ganham velocidade em treinos de corrida

Triatletas mirins estão fazendo "tiros" pela primeira vez, visando o próximo grande desafio da equipe, em maio

25.04.2022  |  135 visualizações

Os triatletas mirins da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Itu, estão experimentando uma atividade de corrida diferente. Neste mês, as crianças trocaram os percursos longos por "tiros", aquele treino de alta intensidade e baixa duração. Adaptados para cada faixa etária, os tiros são feitos na brincadeira.

O objetivo é preparar as crianças para a etapa de Itu do Circuito de Corridas SESP, que contempla crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade entre 1 e 16 anos, em 22 de maio. Não competitivo, o Circuito pretende oferecer lazer e recreação para a garotada, além de criar um momento de integração social. Para os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, será uma forma de ganhar vivência em ambiente de competição, reforçando valores como dedicação, persistência e trabalho em equipe.

"Vamos levar a criançada em peso aqui de Itu. A prova tem distâncias bem curtas, de acordo com a faixa etária. Os alunos mais velhos vão correr só 500m. Por isso, estamos fazendo treinos de tiro, um tipo de corrida diferente do que eles estão acostumados", explica o professor Thiago Mantovani, do núcleo Itu da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. "As crianças estão curtindo. Fazemos brincadeiras como a de apostar corrida entre elas."

 

Escolinha de Triathlon no pódio

O trabalho realizado pela Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Itu já revelou algumas crianças com talento para o esporte, como as gêmeas Clara e Anne Teixeira, de 15 anos. As duas foram ao pódio do Treinão de Tiradentes, no dia 21, com o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente, na categoria até 29 anos. E foram quinta e nona colocada na classificação geral, entre atletas bem mais velhas. A prova de 6km tinha um percurso em terra batida nos arredores de Itu.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
17.05.2022

Triatletas mirins garantiram seis pódios e novas experiências na prova realizada em Paulínia neste domingo (15)

17.03.2022

Criançada mostrou sua evolução no esporte com um treino especial supervisionado pelo padrinho do projeto, o triatleta olímpico Juraci Moreira

21.02.2022

Aulas no núcleo de Itu, em São Paulo, trabalham as técnicas da criançada em cada modalidade e reforçam o senso de responsabilidade social

20.01.2022

Ação focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU busca redução das desigualdades por meio do esporte