Capa

Escolinha

Estreia em competições motiva alunos da Escolinha de Triathlon em Campinas

Experiência em situações de prova faz parte do treinamento do projeto, adaptado para cada faixa etária

21.04.2022  |  175 visualizações

Os triatletas mirins de Campinas se preparam para suas primeiras competições oficiais na modalidade. A estreia será em 15 de maio, na etapa de Paulínia da Copa Interior. O objetivo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é aproveitar o calendário de provas estaduais para proporcionar mais experiência aos alunos e reforçar lições valiosas como dedicação, concentração e trabalho em equipe.

A chance de disputar competições também reflete a evolução do trabalho de pouco mais de um ano da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Campinas. O projeto já ajudou a revelar crianças com talento na modalidade e muita vontade de se desafiar no esporte. É o caso das amigas Natália Monteiro de Souza e Rebeca Alessandra Leite de Oliveira, de 13 e 14 anos, respectivamente.

"As duas evoluíram absurdamente na natação. Também estão correndo bastante, já disputaram corridas de rua de 5 quilômetros. E agora querem fazer provas de triathlon. É impressionante a vontade que elas têm de competir", conta o professor Luiz Henrique Vidal, do núcleo de Campinas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. "O melhor é que as duas não competem entre si. Elas se ajudam. A turma delas é a que mais criou vínculos de amizade."

Foi na Escolinha de Triathlon Formando Campeões que Rebeca descobriu o gosto pelo esporte, de acordo com a mãe, Marta Alessandra de Souza Leite. "Até estávamos lembrando esses dias como foi a evolução dela. Antes a Rebeca vivia cansada, agora tem uma disposição maior. Gosta de correr algo que não fazia, anda de bicicleta com naturalidade. E não perde uma aula", conta Marta.

Já Natália herdou dos pais a paixão pelo esporte. Antes do triathlon, fez balé, jazz, ginástica artística e ginástica rítmica. "A dinâmica dos professores ajuda muito os alunos a terem cada vez mais vontade de praticar o esporte. E a Natália está bem empolgada para a sua primeira competição. Vai até participar do simulado da prova neste final de semana, em Paulínia", diz a mãe, Fabiana Helena Monteiro. "Na Escolinha, o triathlon é ensinado de acordo com a idade das crianças, de uma forma que não faz com que elas enjoem, desistam, nem tentem ser super atletas. É tudo a seu tempo."

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
16.05.2022

Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões ganharam destaque na etapa de Paulínia da Copa Interior, neste domingo (15)

23.03.2022

Ação especial realizada durante o mês de março, teve roda de conversa para conscientizar os garotos sobre o tratamento às colegas e treino e mulheres em geral

15.02.2022

Aulas mais dinâmicas e brincadeiras são usadas para desenvolver a atenção, o autocontrole e a consciência corporal

20.12.2021

Superando os desafios da pandemia, alunos do projeto mostraram ótimo desempenho nos treinos e no comportamento