Capa

Filha de lenda da vela brasileira disputa Brasileiro de Finn 2022

20.04.2022  |    2.044 visualizações

Georgia Bruder, herdeira de Joerg Bruder, é um das duas mulheres inscritas no evento da classe Finn no YCSA

Entre os 30 velejadores confirmados na disputa do Campeonato Brasileiro de Finn 2022 está Georgia Bruder, filha de Joerg Bruder, um dos maiores nomes da vela brasileira de todos os tempos. A tradicional competição nacional da classe começa nesta quinta-feira (21) com regatas a partir de 13h no YCSA - Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP). 

Georgia Bruder, de 52 anos, compete na categoria que coroou seu pai nas décadas 1960 e 1970. Joerg Bruder disputou três edições de Jogos Olímpicos (2 no Finn e 1 no Star) e foi tricampeão mundial de Finn consecutivo. Além de dois ouros nos Jogos Pan-Americanos, o ex-atleta venceu 11 vezes o Paulista e 5 o Brasileiro de Finn.

As conquistas de Joerg Bruder no Mundial de classe foram em Cascais (Portugal) 1970, Toronto (Canadá) 1971 e Anzio (Itália) 1972. O atleta morreu em 1973, com apenas 36 anos, em um acidente aéreo no Aeroporto de Orly, na França, na viagem rumo ao campeonato mundial daquele ano, que poderia lhe render o tetra.

''Sinto um grande orgulho! Muito feliz por estar num campeonato com finnistas feras que lembram e reverenciam meu pai mesmo depois de  quase  50 anos do  acidente fatal. Feliz, honrada e bem-vinda!'', contou a filha de Joerg Bruder, que começou a velejar apenas em 2016.

Não é o primeiro Brasileiro de Finn que Georgia Bruder participa. Em 2019, também na capital paulista, a atleta correu a competição vencida pelo atleta olímpico Jorge Zarif, que foi campeão mundial em 2013.

O barco usado por Georgia Bruder será o 'Neguinho II', batizado por seu pai. O numeral BL3 denominava o país, Brasil - hoje usa-se BRA - e o algarismo 3 era o número da inscrição do barco na classe Finn. A nomenclatura é usada pela escola de Iatismo de Ilhabela (SP) para homenagear o ex-atleta.

''Como sou pequena e leve, é muito desafiador velejar num Finn, e o meu seria o que meu pai usaria, mas não chegou a testá-lo'', disse Georgia Bruder que se preparou para o Brasileiro de Finn treinando em São Paulo (SP) durante a segunda etapa da Copa Vela do Yacht Club Paulista, vizinho ao YCSA na Represa do Guarapiranga.

Joerg Bruder dá nome também à ruas, escolas, campeonatos, centros esportivos de várias modalidades. O ex-atleta teria 85 anos e, além de velejador e construtor naval, era geólogo e professor da USP. Além de Georgia, o casal Joerg e Maria Lucia teve o primogênito Thomas. 

Mais presença feminina

A filha de Joerg Bruder não será a única mulher a correr a 60ª edição do campeonato de Finn. A paulista Paola Prada, irmã do medalhista olímpico Bruno Prada, estará na disputa na Represa do Guarapiranga. As duas amigas treinam juntas tanto na Finn que é individual como na Snipe, em duplas.

O Finn é uma classe predominantemente masculina e esteve nos Jogos Olímpicos com apenas esse gênero desde Helsinque 1952 até Tóquio 2020. É um barco de 145 kg com vela de aproximadamente 10m² de área.

''É uma classe predominantemente masculina, mas vamos fazer acontecer e mostrar que as mulheres podem velejar em qualquer veleiro, desde que tenham adequações. Estamos sempre juntas, uma apoiando a outra. Conseguimos treinar e fazer adaptações para competir de Finn, um evento de homenagem ao pai da Georgia'', explicou Paola Prada.

O Campeonato Brasileiro de Finn 2022 terá recorde histórico de participantes. A competição já conta com 30 velejadores confirmados, número superior à média dos últimos anos, que foi de 12 atletas. A 60ª edição do nacional de Finn terá na raia nomes como Ricardo Santos, Robert Rittscher, Pedro Lodovici, Pedro Trouche e outros velejadores do País. O último campeão foi Jorge Zarif na edição realizada no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ)

A previsão para as regatas de estreia será de vento fraco. As provas vão até domingo (24). Alguns barcos fizeram uma regata-treino nesta quarta-feira (20) no YCSA, que também recebeu as pesagens. Antes da competição será feita a abertura oficial e a reunião de comandantes. 

Serão premiados após o término do evento na capital paulista os primeiros colocados no geral, master, grand master, grand grand master, legend, jumbo (acima de 110kg) e pena (abaixo de 90 kg).

A Finn teve em seus quadros atletas de ponta da história da vela nacional como Guga Zarif, Joca Signorini e Jorge Zarif. Mesmo fora do programa olímpico de Paris 2024, a classe segue forte no mundo, reunindo por exemplo mais de 100 barcos em seu campeonato mundial e mais de 400 no master, para velejadores acima de 40 anos. 

O Brasileiro de Finn 2022 tem o patrocínio de Bratax Advogados, Mitsubishi Motors, Molin e Vitae Urbanismo. Apoio e organização do YCSA - Yacht Club de Santo Amaro, Confederação Brasileira de Vela - CBVela, Federação de Vela do Estado de São Paulo - FEVESP, Associação Brasileira da Classe Finn e Flotilha São Paulo.  

-----

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Katarine Monteiro

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
13.10.2022

Evento de Finn será realizado na BL3 Escola de Vela entre os dias 27 e 29 de outubro no litoral norte de São Paulo

19.06.2022

Competição no Iate Clube de Brasília teve vitória de Antônio Moreira (Clube Naval Charitas)

15.06.2022

Competição continental da classe Finn será de 15 a 19 de julho no Iate Clube de Brasília

24.04.2022

Atleta do Clube Naval Charitas disputa milha a milha regata final contra Maurício Bueno, que emprestou o barco para o novo campeão