Entre os grandes lançamentos realizados no Pesca & Companhia Trade Show, um dos destaques vai para o dispositivo BFDD (Brazilian Fish Descending Device), com tecnologia totalmente brasileira e com o objetivo de apoiar e facilitar a prática sustentável da pesca amadora. O equipamento auxilia os pescadores a soltar peixes de grandes profundidades, que estão com as bexigas natatórias infladas por conta da mudança de pressão.
O BFDD foi lançado durante a 14ª edição do Trade Show, realizado em São Paulo, pela Moro Fishing em parceria com a Deconto Iscas.
“Nessas condições, mesmo que você queira, o pescador não consegue devolver o peixe à profundidade correta. Então o peixe vai nadar e morrer de alguma comorbidade mesmo colocado de volta na água”, explica Pietro Moro, representante da Moro Fishing .
Utilizando o BFDD, o pescador, ao devolver o peixe para a água, conta com um peso acoplado no equipamento, que permite exemplares de grande profundidade a voltarem para o fundo, no habitat correto deles.
A utilização é simples: basta clipar o dispositivo no maxilar do exemplar que esteja com a bexiga natatória expandida e sem capacidade de natação. Depois é só soltar o peixe com o dispositivo acoplado para que este retorne até a profundidade de captura.
“A pressão da coluna de água irá comprimir naturalmente a bexiga natatória do peixe. Ao observar o retorno da capacidade de natação, é só o pescador dar um tranco na linha para liberar o peixe recuperado sem lesões”, complementa Pietro Moro.
A tecnologia foi toda desenvolvida no Brasil, em parceria com pesquisadores, universidades e instituições, como a Fundação Grupo Boticário. Além disso, 20% da receita do produto vai para o Instituto do Mar, que busca desenvolver novas ferramentas sustentáveis, que visam a conservação dos animais marinhos.
Sobre a Pesca & Companhia Trade Show
O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente-a-frente com o mercado varejista.
É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo, cutelaria, da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.
Atletas da equipe conquistam títulos em todas as categorias da competição
Mais importante feira especializada em esportes outdoor na América Latina foi realizada de 20 a 22 de março no Anhembi.
Foram premiadas 15 empresas relacionadas à cadeia produtiva da pesca e os votos foram de lojistas.
Estado do Norte ainda é pouco explorado e apresenta natureza quase que 80% preservada