Capa

Escolinha

Escolinha de Triathlon celebra um ano em Ceilândia com presença de trialeta olímpico

Evento realizado nesta quarta-feira (9) no COPT reuniu todas as turmas do projeto para um treino especial com entrega de certificados

11.03.2022  |  208 visualizações

Um treino especial reuniu o triatleta olímpico Juraci Moreira e os mais novos triatletas mirins de Ceilândia, nesta quarta-feira (9). O evento marcou o primeiro ano da Escolinha de Triathlon Formando Campeões na região, com entrega de certificados para as crianças.

Padrinho e gestor do projeto, Juraci Moreira colocou as crianças para nadar na piscina do Centro Olímpico e Paralímpico do Parque da Vaquejada. O treino foi uma grande festa e também uma forma de avaliar a evolução dos alunos na natação ao longo do ano. A modalidade é a mais desafiadora do triathlon, e fundamental para os pequenos terem mais segurança.

"A maioria dos alunos não nadava, no início. E hoje todos fazem a volta inteira na piscina. Isso é o mais gratificante, ver uma criança que tinha medo de água e hoje nada perfeitamente", destacou Juraci Moreira. "Uma das grandes preocupações do projeto é com a segurança, trabalhando na prevenção ao risco de afogamento, uma das maiores causas de morte entre crianças e adolescentes, no Brasil."

Além do treino, Juraci conversou com a criançada sobre a sua experiência, com participação em três Olimpíadas, e a importância de se dedicar a um esporte. Depois, todos ganharam lanches e receberam o certificado "Sou Triatleta".

O evento também contou com a participação de representantes da Electrolux e da Brasal, novos patrocinadores da Escolinha de Triathlon. Com o apoio das duas empresas, o projeto entra numa nova fase em Ceilândia. Novas vagas foram abertas, e mais um profissional de educação física dará apoio aos alunos nos treinos.

"Tivemos uma resposta gigantesca da molecada. O crescimento deles, em um ano de projeto, foi incrível. Hoje todos nadam, pedalam e correm bem. E já identificamos até alguns garotos com potencial para o esporte", comemorou o professor Nildomar dos Passos Valadares. "Agora, começamos um novo ciclo com turmas maiores, de 15 alunos cada uma, e uma nova professora ao meu lado. Vamos trabalhar com mais amor e dedicação para que futuramente essa sementinha que está sendo semeada possa germinar e dar fruto, revelando seres humanos de bem e, quem sabe, um atleta de alto rendimento."

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A Electrolux e a Brasal são as patrocinadoras do projeto.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
28.04.2022

Em seu segundo ano, Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem mais alunos praticando uma modalidade olímpica com estrutura profissional

28.02.2022

Projeto de formação social promove mudanças positivas com valores esportivos como cooperação, disciplina e respeito

21.12.2021

Em sua primeira temporada no Distrito Federal, projeto melhorou o desempenho de crianças e adolescentes nas atividades físicas e na escola

11.11.2021

Evento especial realizado nesta quarta-feira (10) no COP também contou com a participação da Secretária de Esportes e Lazer do Distrito Federal