Neste final de semana, a vela brasileira estará representada por três atletas no Campeonato Asiático de Formula Kite, que acontece entre os dias 12 e 17 de março, na praia de Jomtien, na Tailândia. Os brasileiros Bruno Lobo, Bruno Lima e Maria do Socorro Reis já estão no país para participar dos cinco dias da competição.
O campeonato será o primeiro evento internacional do ano dos atletas, que enxergam a oportunidade de evoluir ainda mais visando o ciclo olímpico e o Campeonato Mundial, que acontece na Itália, em outubro.
“É um evento importante para pegar ritmo de competição e dar prosseguimento ao ciclo olímpico, faltando dois anos para os Jogos. Agora estou totalmente focado nesse projeto!”, afirma Bruno Lobo. “Vai ser uma competição muito importante para avaliar os pontos que precisam ser corrigidos para o grande objetivo do segundo semestre que é o Mundial”, completa.
“É uma competição importante para vermos como nossas condições de disputa estão diante dos atletas dos outros países. Vai ser uma grande oportunidade para a gente ajustar o que tem que ser ajustado também", avalia a atleta Maria do Socorro Reis.
Neste sábado (12), os velejadores brasileiros realizam o treino de reconhecimento do local de prova para os atletas. A partir de domingo (13), eles encaram quatro dias de regatas, com quatro regatas por dia para definir os grandes campeões.
“É a primeira vez que estou na Tailândia, nunca tinha velejado aqui, esperamos condições de vento moderado a fraco e mar mais calmo. Mas tem que estar preparado para qualquer condição, a gente sabe que são cinco dias de competição, então pode ter bastante variação na condição de vento”, analisa Bruno Lobo.
Além da preparação para o Mundial, o Campeonato Asiático de Formula Kite também é importante por contar pontos para o ranking mundial da World Sailing, a Federação Internacional de Vela. A pontuação pode ser decisiva para a classificação dos atletas para competições internacionais e até mesmo os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“É um evento que vale pontos no ranking, então uma boa colocação significa ficarmos bem ranqueados. O ranking é muito importante para a gente também”, diz Maria do Socorro Reis.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor.
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU