Mateus Isaac, um dos nomes fortes para representar o Brasil em Paris 2024 na classe IQFoil da vela, começou a temporada da mesma forma que terminou 2021: com um resultado expressivo. Dessa vez, o paulista de 27 anos conquistou a medalha de prata no IQFoil International Games, realizado entre os últimos dias 25 e 29, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. A participação de Mateus no evento teve apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Com o resultado, o atleta revelou que ganha mais confiança para a sequência do seu ciclo olímpico. O velejador contou ainda que seus principais objetivos na temporada são as disputas do Campeonato Europeu, em maio, e do Mundial em outubro.
“Um resultado desses dá muito mais confiança para a sequência do ciclo olímpico. Há três meses eu estava longe de competições a níveis mundiais, minha última foi o Campeonato Europeu em outubro de 2021. Foram meses em que eu segui trabalhando e é muito bom saber que depois desse tempo eu ainda estou ali, bem na disputa”, disse Mateus Isaac.
“Agora é treinar ainda mais para chegar bem no Europeu e no Mundial”, completou.
Antes das duas grandes competições, Mateus Isaac deve participar também de outros eventos. No calendário do atleta, os próximos em que ele estará na disputa são a Semana de Vela de Lanzarote, na cidade espanhola, e mais uma etapa do iQFoil International Games, dessa vez em Cádiz, também na Espanha.
A conquista da prata
A medalha de prata conquistada por Mateus foi na primeira etapa de nove previstas do iQFoil International Games. Ele não deve estar presente em todas elas, mas conta que sua participação em Lanzarote já deu bastante confiança para a temporada.
Mateus teve um início difícil na competição, terminando o primeiro dia de disputas em 21º. No penúltimo dia, começou em 17º, mas se recuperou, ficando em 9º e garantindo uma vaga na medal race, que tinha formato eliminatório.
Nas semifinais ele ganhou as duas regatas, chegando na final, onde terminou em segundo lugar e garantiu a medalha de prata. Nicolas Goyard, da França, foi o grande vencedor.
“Foi muito gratificante, eu fiquei muito feliz com a medalha de prata! Eu comecei o campeonato bem mal, mas consegui me classificar para a medal race. Na fase eliminatória, ganhei duas regatas na semi e fui para a final, onde terminei em segundo e levei a prata. Fiquei muito feliz com o resultado!”, contou o número 1 do mundo na classe.
“É uma competição bastante importante que conta com todos os representantes olímpicos. A Confederação está muito feliz com essa renovação da Vela brasileira com um novo nome que está contanto com o apoio integral do Programa de Alto Rendimento da CBVela”, celebrou o Gerente Técnico da Confederação, Juan Sienra.
Número 1 do mundo
Estreante nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, a classe IQFoil tem revelado novos nomes para a vela brasileira. É o caso de Mateus Isaac, que subiu para o primeiro lugar no último ranking mundial da categoria divulgado pela World Sailing, a Federação Internacional de Vela.
O paulista de 27 anos, que atualmente treina e mora em Ilhabela (SP), capital da vela no Brasil, fez um ótimo ano em 2021, início do ciclo olímpico para Paris. A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) tem acompanhado os resultados e o atleta surge como nome forte para representar o País nos Jogos Pan-Americanos de 2023, no Chile, além das Olimpíadas de Paris, em 2024.
Em 2021, Mateus Isaac conquistou resultados expressivos, como o 19º lugar no Campeonato Mundial na Suíça, em agosto, com vitória em duas regatas da Medal Race, o primeiro lugar na Copa Brasil de Vela, em outubro em Ilhabela, e o terceiro lugar no Campeonato Europeu, realizado também em outubro, em Marselha, França, na mesma raia de Paris 2024.
Com o bom desempenho, o velejador alcançou em dezembro o primeiro lugar do ranking internacional. Atualmente, se mantem em primeiro com 504 pontos, seguido por Sebastian Kördel, da Alemanha, e Huig-Jan Tak, da Holanda, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Foi a melhor colocação no ranking da World Sailing alcançada pelo brasileiro em sua carreira.
"Eu nunca liderei um ranking desse, em uma categoria olímpica, que está crescendo bastante, com muita gente, então estou muito feliz com essa conquista!", disse Mateus Isaac na oportunidade.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net
Título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor.
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU