Capa

Escolinha de Triathlon em Itu cria horta comunitária para crianças

20.01.2022  |    553 visualizações

Ação focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU busca redução das desigualdades por meio do esporte

Uma série de ações sociais voltadas para a redução das desigualdades está nos planos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões para a temporada 2022. E uma delas já foi colocada em prática. Nesta semana, os alunos do núcleo Itu/SP da Escolinha começaram a criar uma horta comunitária, que será cuidada por eles ao longo do ano. O objetivo é gerar mais conhecimento, responsabilidade e consciência ambiental. De quebra, a criançada poderá consumir em casa os produtos que cultivarem.

A horta comunitária foi a forma escolhida pelo projeto para atingir o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que estabelece a fome zero e a agricultura sustentável. Ele integra um conjunto de 17 ODS na Agenda 2030, um plano de ação global criado para erradicar a pobreza e garantir uma vida digna a todos.

"Os alunos trouxeram caixinhas de leite, usadas como vasos, e escreveram nelas seus nomes e o que escolheram plantar. Eles trouxeram alface, hortelã, cebolinha, frutas, flores. A tarefa deles é pesquisar sobre como cuidar do que plantou, e teremos um tempo reservado em todas as aulas para o cultivo da horta", explica o professor Thiago Mantovani, do núcleo Itu da Escolinha de Triathlon. "O objetivo é dar a eles mais responsabilidade e desenvolver noções de agricultura sustentável e alimentação com produtos orgânicos."

 

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
16.02.2023

Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada

20.12.2022

Simulado da modalidade reuniu Juraci Moreira e crianças do projeto

23.11.2022

Projeto social levou 20 alunos para a competição que marcou a história das categorias de base do esporte, no litoral paranaense

11.10.2022

Projeto programou treinos com atividades lúdicas para integrar diferentes turmas