Capa

Araruama (RJ) recebe Copa Internacional de Kitesurf em fevereiro

19.01.2022  |    3.708 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Evento acontece entre os dias 4 e 6 na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e promete colorir a Lagoa de Araruama

O 163º aniversário da cidade de Araruama, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, promete ser especial. De 4 a 6 de fevereiro, a Praia Pontinha do Outeiro recebe a Copa Internacional de Kitesurf que contará com a participação de atletas de ponta de todo o Brasil e do exterior, além de iniciantes na modalidade. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Prefeitura de Araruama.

As classes convidadas em disputa são a Kiteboard bi-direcional, a Formula Kite Foil Olímpico e a Formula Kite Foil Open. São esperados entre 100 e 200 atletas inscritos. Será oferecida premiação aos três primeiros colocados de cada classe nas categorias: até 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos, 45+ e feminino. Para os participantes que completarem todas as regatas, ainda acontecerá um sorteio com prêmios exclusivos.

“Com o evento, a cidade de Araruama tem o seu retorno marcado ao calendário nacional e internacional da Vela. Vamos realizar um campeonato fantástico, com os melhores  velejadores da atualidade, em uma raia excelente em termos de ventos e condições para velejar” disse Walter Böddener, Gerente Nacional de Eventos da CBVela.

A inscrição na Copa Internacional de Kitesurf é gratuita e pode ser realizada em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyWrFf-YZUZ5K7XBMaRzwjrOCP6dN6rl30D1ZnKdoFs25ejA/viewform

Uma das presenças confirmadas no campeonato é a do campeão pan-americano em Lima 2019, e número 1 no ranking mundial, Bruno Lobo. Além de competir na sua classe Formula Kite Foil Olímpico, o atleta vai realizar durante o evento uma clínica de kitesurf para passar toda a sua experiência para outros atletas.

“Essa competição inaugura o calendário do ano, então é muito importante para pegar ritmo, fazer alguns ajustes no velejo e equipamento. Serve de preparação para as competições internacionais que virão nos próximos meses.”, afirmou Bruno.  “A nova geração de atletas está surgindo, então também é bem legal trocar essa experiência, fomentar e contribuir para o crescimento do esporte”, completou o atleta.

A Confederação tem o mesmo objetivo de Bruno Lobo com a realização do evento. Fomentar a prática do Kitesurf entre atletas menos experientes e fortalecer a Região dos Lagos como referência na prática da vela.

“A Lagoa de Araruama sempre foi palco de inúmeros eventos nacionais e internacionais da vela brasileira nas décadas de 80 a 2000. Vamos trabalhar para que a Lagoa de Araruama volte definitivamente a mostrar suas qualidades em eventos futuros”, contou Walter Böddener.

“Receber um evento de nível internacional é de grande importância para o desenvolvimento econômico e turístico de Araruama, pois a cidade receberá visitantes e turistas, fortalecendo a economia local e a rede hoteleira”, comemorou Danieli Braz, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Araruama.

“Com certeza a realização do evento será motivo de muito orgulho e motivação para os atletas, comerciantes e moradores locais, colocando Araruama definitivamente no cenário internacional da prática do Kitesurf”, completou.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
03.04.2024

Com presença de classes Olímpicas, evento será realizado na Praia do Centro, entre os dias 9 a 11 de agosto

01.04.2024

Competição foi encerrada neste domingo (31), com título de Julio Alsogaray e Malena Sciarra, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS)

29.03.2024

Dupla Roberto Paradeda e Giovane Pistorello terminaram na primeira colocação geral na última quinta-feira (28), em Porto Alegre (RS)

27.03.2024

Vela olímpica brasileira terá 27 atletas em Palma da Mallorca, na Espanha