Capa

vela Vela Vela

Araruama (RJ) recebe Copa Internacional de Kitesurf em fevereiro

Evento acontece entre os dias 4 e 6 na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e promete colorir a Lagoa de Araruama

19.01.2022  |  2.081 visualizações

O 163º aniversário da cidade de Araruama, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, promete ser especial. De 4 a 6 de fevereiro, a Praia Pontinha do Outeiro recebe a Copa Internacional de Kitesurf que contará com a participação de atletas de ponta de todo o Brasil e do exterior, além de iniciantes na modalidade. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Prefeitura de Araruama.

As classes convidadas em disputa são a Kiteboard bi-direcional, a Formula Kite Foil Olímpico e a Formula Kite Foil Open. São esperados entre 100 e 200 atletas inscritos. Será oferecida premiação aos três primeiros colocados de cada classe nas categorias: até 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos, 45+ e feminino. Para os participantes que completarem todas as regatas, ainda acontecerá um sorteio com prêmios exclusivos.

“Com o evento, a cidade de Araruama tem o seu retorno marcado ao calendário nacional e internacional da Vela. Vamos realizar um campeonato fantástico, com os melhores  velejadores da atualidade, em uma raia excelente em termos de ventos e condições para velejar” disse Walter Böddener, Gerente Nacional de Eventos da CBVela.

A inscrição na Copa Internacional de Kitesurf é gratuita e pode ser realizada em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyWrFf-YZUZ5K7XBMaRzwjrOCP6dN6rl30D1ZnKdoFs25ejA/viewform

Uma das presenças confirmadas no campeonato é a do campeão pan-americano em Lima 2019, e número 1 no ranking mundial, Bruno Lobo. Além de competir na sua classe Formula Kite Foil Olímpico, o atleta vai realizar durante o evento uma clínica de kitesurf para passar toda a sua experiência para outros atletas.

“Essa competição inaugura o calendário do ano, então é muito importante para pegar ritmo, fazer alguns ajustes no velejo e equipamento. Serve de preparação para as competições internacionais que virão nos próximos meses.”, afirmou Bruno.  “A nova geração de atletas está surgindo, então também é bem legal trocar essa experiência, fomentar e contribuir para o crescimento do esporte”, completou o atleta.

A Confederação tem o mesmo objetivo de Bruno Lobo com a realização do evento. Fomentar a prática do Kitesurf entre atletas menos experientes e fortalecer a Região dos Lagos como referência na prática da vela.

“A Lagoa de Araruama sempre foi palco de inúmeros eventos nacionais e internacionais da vela brasileira nas décadas de 80 a 2000. Vamos trabalhar para que a Lagoa de Araruama volte definitivamente a mostrar suas qualidades em eventos futuros”, contou Walter Böddener.

“Receber um evento de nível internacional é de grande importância para o desenvolvimento econômico e turístico de Araruama, pois a cidade receberá visitantes e turistas, fortalecendo a economia local e a rede hoteleira”, comemorou Danieli Braz, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Araruama.

“Com certeza a realização do evento será motivo de muito orgulho e motivação para os atletas, comerciantes e moradores locais, colocando Araruama definitivamente no cenário internacional da prática do Kitesurf”, completou.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
22.05.2022

Brasileiros serão representados por oito velejadores na competição de outubro, no Paraguai

15.05.2022

Competição de vela olímpica terminou neste domingo (15) com nove classes disputadas em quatro dias de evento

14.05.2022

Evento de vela olímpica reúne nove classes e vai até o domingo (15) na cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro

13.05.2022

Campeonato de vela olímpica em Arraial do Cabo (RJ) chegou ao segundo dia com pouco vento