Capa

Araruama (RJ) recebe Copa Internacional de Kitesurf em fevereiro

19.01.2022  |    3.727 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Evento acontece entre os dias 4 e 6 na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e promete colorir a Lagoa de Araruama

O 163º aniversário da cidade de Araruama, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, promete ser especial. De 4 a 6 de fevereiro, a Praia Pontinha do Outeiro recebe a Copa Internacional de Kitesurf que contará com a participação de atletas de ponta de todo o Brasil e do exterior, além de iniciantes na modalidade. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Prefeitura de Araruama.

As classes convidadas em disputa são a Kiteboard bi-direcional, a Formula Kite Foil Olímpico e a Formula Kite Foil Open. São esperados entre 100 e 200 atletas inscritos. Será oferecida premiação aos três primeiros colocados de cada classe nas categorias: até 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos, 45+ e feminino. Para os participantes que completarem todas as regatas, ainda acontecerá um sorteio com prêmios exclusivos.

“Com o evento, a cidade de Araruama tem o seu retorno marcado ao calendário nacional e internacional da Vela. Vamos realizar um campeonato fantástico, com os melhores  velejadores da atualidade, em uma raia excelente em termos de ventos e condições para velejar” disse Walter Böddener, Gerente Nacional de Eventos da CBVela.

A inscrição na Copa Internacional de Kitesurf é gratuita e pode ser realizada em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyWrFf-YZUZ5K7XBMaRzwjrOCP6dN6rl30D1ZnKdoFs25ejA/viewform

Uma das presenças confirmadas no campeonato é a do campeão pan-americano em Lima 2019, e número 1 no ranking mundial, Bruno Lobo. Além de competir na sua classe Formula Kite Foil Olímpico, o atleta vai realizar durante o evento uma clínica de kitesurf para passar toda a sua experiência para outros atletas.

“Essa competição inaugura o calendário do ano, então é muito importante para pegar ritmo, fazer alguns ajustes no velejo e equipamento. Serve de preparação para as competições internacionais que virão nos próximos meses.”, afirmou Bruno.  “A nova geração de atletas está surgindo, então também é bem legal trocar essa experiência, fomentar e contribuir para o crescimento do esporte”, completou o atleta.

A Confederação tem o mesmo objetivo de Bruno Lobo com a realização do evento. Fomentar a prática do Kitesurf entre atletas menos experientes e fortalecer a Região dos Lagos como referência na prática da vela.

“A Lagoa de Araruama sempre foi palco de inúmeros eventos nacionais e internacionais da vela brasileira nas décadas de 80 a 2000. Vamos trabalhar para que a Lagoa de Araruama volte definitivamente a mostrar suas qualidades em eventos futuros”, contou Walter Böddener.

“Receber um evento de nível internacional é de grande importância para o desenvolvimento econômico e turístico de Araruama, pois a cidade receberá visitantes e turistas, fortalecendo a economia local e a rede hoteleira”, comemorou Danieli Braz, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Araruama.

“Com certeza a realização do evento será motivo de muito orgulho e motivação para os atletas, comerciantes e moradores locais, colocando Araruama definitivamente no cenário internacional da prática do Kitesurf”, completou.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
22.04.2024

O Veleiros do Sul e a CBVela - Confederação Brasileira de Vela realizaram treinos para jovens do ILCA 6 e 7

21.04.2024

Regatas da Semana Olímpica de Hyères contam com 18 atletas brasileiros

18.04.2024

Entidade máxima da vela brasileira busca capacitar profissionais dos dois gêneros

17.04.2024

Velejadores jovens da classe ILCA treinam em Porto Alegre (RS).