Capa

Escolinha

Triatletas mirins de Itu encerram temporada com aprendizado e experiências inéditas

Alunos da Escolinha de Triathlon disputaram suas primeiras competições oficiais, mostrando evolução física e social

21.12.2021  |  185 visualizações

A temporada 2021 trouxe experiências novas para os triatletas mirins de Itu. Alguns alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões participaram de suas primeiras competições e assimilaram aprendizados importantes. Além da evolução física, ganharam mais responsabilidade, resiliência e fortaleceram o espírito de equipe.

O ponto alto do ano foi a disputa do Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon, principal competição das modalidades de base. Doze alunos do núcleo de Itu se juntaram a crianças dos núcleos de Campinas, Curitiba e Joinville, numa grande celebração do esporte. E saíram com três medalhas no Duathlon.

"Observamos uma grande evolução dos alunos, e um espírito de equipe muito forte, que cresceu durante as competições. Eles têm mais respeito, se ajudam mais. Participar de provas traz lições importantes, e esperamos dar essa oportunidade a mais crianças na próxima temporada", destaca o professor Thiago Mantovani.

A baixa rotatividade entre as crianças também contribuiu para a melhora no desempenho físico. "Recebemos alunos com asma, bronquite, em recuperação de cirurgia. Mesmo se algum deles não pudesse fazer os exercícios, estavam sempre participando das aulas, sem desistir. E todos evoluíram fisicamente", elogia Thiago.

 

Visitas ilustres na Escolinha de Triathlon

O final da temporada ainda reservou surpresas para os alunos da Escolinha de Triathlon em Itu. No início de dezembro, o projeto recebeu a visita de Miguel Hidalgo, triatleta da seleção brasileira e primo de uma das crianças, Laura Hidalgo. Na semana seguinte, foi a vez do padrinho da Escolinha, o triatleta olímpico Juraci Moreira, fazer uma visita, para encerrar o ano com um treino especial com a garotada.

"As crianças puderam ver como é a vida de um triatleta profissional, que vive disso. Todos fizeram muitas perguntas ao Miguel Hidalgo, adoraram a conversa com ele e o treininho que fizeram juntos", conta o professor Thiago Mantovani. "E depois teve esse encerramento com o Juraci Moreira, que todos amaram."

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
20.01.2022

Ação focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU busca redução das desigualdades por meio do esporte

19.11.2021

Com ajuda de professor, triatleta mirim enfrenta problemas de saúde decorrentes de uma leucemia

09.11.2021

Objetivo do projeto é o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte

22.10.2021

Projeto foca na variedade de estímulos e diversão nos treinos para as crianças e adolescentes