Capa

Equipe Brasileira de Vela Jovem ganha experiência no Mundial da Juventude de Omã

17.12.2021  |    963 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Brasileiros encerraram participação no evento das categorias de base nesta sexta-feira (17) com um sétimo lugar na classe Nacra 15

A Equipe Brasileira de Vela Jovem encerrou nesta sexta-feira (17) sua participação no Mundial da Juventude da World Sailing, disputado em Omã. O grupo formado por 14 velejadores de até 18 anos teve como melhor resultado o sétimo lugar da dupla Julia Ollivier e Roberto Cardoso (CICP) na classe Nacra 15. A campanha internacional dos velejadores nacionais teve apoio da Confederação Brasileira de Vela - CBVela.

O time Brasil, que terminou em 15º na classificação geral do campeonato, também contou com velejadores disputando as classes 420 (masc. e fem.), 29er (masc. e fem.), ILCA 6 (masc. e fem.), Bic Techno 293+ (masc.) e Formula Kite (masc.). A França foi a primeira colocada no geral. Espanha e Estados Unidos completaram o pódio das nações em 2º e 3º lugar, respectivamente.

Apesar de não ter alcançado pódio em nenhuma das classes em disputa, a participação brasileira foi analisada por Juan Sienra, chefe da delegação em Omã e coordenador técnico da Vela Jovem na CBVela. Segundo o treinador, o Mundial foi importante para dar experiência aos jovens talentos da nova geração da modalidade no país.

''O Mundial da Juventude 2021 foi um evento caracterizado por ventos fracos e raias bem complexas. A performance da equipe brasileira poderia ter sido melhor, mas considerando que por causa da pandemia e falta de competições de nossos atletas em comparação aos do continente europeu, achamos que temos uma base muito boa de onde construir para frente a equipe do Mundial 2022''.

''Os atletas foram show de bola e se comportarem de forma excelente, mostrando uma excelente conduta; inclusive participando nas ações sociais do evento como a limpeza da praia'', disse Juan Sienra.

As próximas competições da Vela Jovem brasileira serão em janeiro de 2022. O Nordeste receberá os Brasileiros de Optimist, 29er e 420 em Maria Farinha (PE) e o de ILCA em João Pessoa (PB).

Além dos Brasileiros, também serão realizados em janeiro a Copa da Juventude, em Maria Farinha (PE), e o Campeonato Brasileiro de Snipe, em Vitória (ES), que contará com a participação de duplas jovens.

Confira os resultados de todos os atletas brasileiros no Mundial da Juventude:

420 feminino – Joana Gonçalves e Luisa Madureira (ICRJ) –  12º lugar

420 masculino – Marcos Arndt e Alex Kuhl (YCI) – 17º lugar

29er masculino – Lorenzo Balestrin e Pedro Breternitz (Clube dos Jangadeiros) – 9º lugar

29er feminino –  Gabriela Vassel e Larissa Olivera (ICRJ) – 9º lugar

Nacra 15 – Julia Ollivier e Roberto Cardoso (CICP) – 7º lugar

ILCA 6 feminino – Isadora Dal Ri (Clube dos Jangadeiros) – 33º lugar

ILCA 6 masculino – Pedro Madureira (ICRJ) – 15º lugar

Bic Techno 293+ – Tiago Rodrigues (BL3) – 18º lugar

Formula Kite – Rodrigo Morais (BL3) – 15º lugar

Os resultados completos de todas as classes em disputa no Mundial da Juventude 2021 podem ser encontrados no site do campeonato.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
18.04.2024

Entidade máxima da vela brasileira busca capacitar profissionais dos dois gêneros

17.04.2024

Velejadores jovens da classe ILCA treinam em Porto Alegre (RS).

03.04.2024

Com presença de classes Olímpicas, evento será realizado na Praia do Centro, entre os dias 9 a 11 de agosto

01.04.2024

Competição foi encerrada neste domingo (31), com título de Julio Alsogaray e Malena Sciarra, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS)