Capa

vela Vela Vela

Equipe Brasileira de Vela Jovem ganha experiência no Mundial da Juventude de Omã

Brasileiros encerraram participação no evento das categorias de base nesta sexta-feira (17) com um sétimo lugar na classe Nacra 15

17.12.2021  |  403 visualizações

A Equipe Brasileira de Vela Jovem encerrou nesta sexta-feira (17) sua participação no Mundial da Juventude da World Sailing, disputado em Omã. O grupo formado por 14 velejadores de até 18 anos teve como melhor resultado o sétimo lugar da dupla Julia Ollivier e Roberto Cardoso (CICP) na classe Nacra 15. A campanha internacional dos velejadores nacionais teve apoio da Confederação Brasileira de Vela - CBVela.

O time Brasil, que terminou em 15º na classificação geral do campeonato, também contou com velejadores disputando as classes 420 (masc. e fem.), 29er (masc. e fem.), ILCA 6 (masc. e fem.), Bic Techno 293+ (masc.) e Formula Kite (masc.). A França foi a primeira colocada no geral. Espanha e Estados Unidos completaram o pódio das nações em 2º e 3º lugar, respectivamente.

Apesar de não ter alcançado pódio em nenhuma das classes em disputa, a participação brasileira foi analisada por Juan Sienra, chefe da delegação em Omã e coordenador técnico da Vela Jovem na CBVela. Segundo o treinador, o Mundial foi importante para dar experiência aos jovens talentos da nova geração da modalidade no país.

''O Mundial da Juventude 2021 foi um evento caracterizado por ventos fracos e raias bem complexas. A performance da equipe brasileira poderia ter sido melhor, mas considerando que por causa da pandemia e falta de competições de nossos atletas em comparação aos do continente europeu, achamos que temos uma base muito boa de onde construir para frente a equipe do Mundial 2022''.

''Os atletas foram show de bola e se comportarem de forma excelente, mostrando uma excelente conduta; inclusive participando nas ações sociais do evento como a limpeza da praia'', disse Juan Sienra.

As próximas competições da Vela Jovem brasileira serão em janeiro de 2022. O Nordeste receberá os Brasileiros de Optimist, 29er e 420 em Maria Farinha (PE) e o de ILCA em João Pessoa (PB).

Além dos Brasileiros, também serão realizados em janeiro a Copa da Juventude, em Maria Farinha (PE), e o Campeonato Brasileiro de Snipe, em Vitória (ES), que contará com a participação de duplas jovens.

Confira os resultados de todos os atletas brasileiros no Mundial da Juventude:

420 feminino – Joana Gonçalves e Luisa Madureira (ICRJ) –  12º lugar

420 masculino – Marcos Arndt e Alex Kuhl (YCI) – 17º lugar

29er masculino – Lorenzo Balestrin e Pedro Breternitz (Clube dos Jangadeiros) – 9º lugar

29er feminino –  Gabriela Vassel e Larissa Olivera (ICRJ) – 9º lugar

Nacra 15 – Julia Ollivier e Roberto Cardoso (CICP) – 7º lugar

ILCA 6 feminino – Isadora Dal Ri (Clube dos Jangadeiros) – 33º lugar

ILCA 6 masculino – Pedro Madureira (ICRJ) – 15º lugar

Bic Techno 293+ – Tiago Rodrigues (BL3) – 18º lugar

Formula Kite – Rodrigo Morais (BL3) – 15º lugar

Os resultados completos de todas as classes em disputa no Mundial da Juventude 2021 podem ser encontrados no site do campeonato.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
08.08.2022

Segundo a CBVela, classes contempladas serão as que fazem parte do programa do Mundial da Juventude

07.08.2022

Entidade máxima da vela e Prefeitura local comemoram sucesso do 1º Festival de Vela de Caraguatatuba

06.08.2022

O mau tempo permitiu apenas a realização de duas das três regatas previstas para o dia em Caraguá

05.08.2022

O evento será realizado entre os dias 5 e 7 agosto na cidade do litoral norte do estado de São Paulo