Capa

Escolinha

Alimentação saudável no foco da Escolinha de Triathlon em Curitiba

Projeto conta com apoio de profissionais da área da nutrição para orientar alunos e familiares

01.12.2021  |  174 visualizações

Para dar conta da rotina agitada do "nada, pedala e corre", os triatletas mirins de Curitiba precisam de muita energia. Uma alimentação saudável, adequada para a idade e para o ritmo de treinos da criançada, é essencial, tanto para o desenvolvimento como para o desempenho nos treinos. Por isso, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões conta com o apoio de profissionais na área da nutrição.

Todas as crianças do projeto passam por avaliações periódicas, que medem taxa de gordura corporal, deficiências de vitaminas e outros dados. Com essas informações em mãos, professores e nutricionistas orientam os pais sobre a alimentação correta dos alunos.

O objetivo é educar de maneira integral por meio do esporte, contemplando todos os aspectos do desenvolvimento das crianças, com informações às quais muitas famílias atendidas pelo projeto não têm acesso. A ação também está em sintonia com o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, além de promover a agricultura sustentável. O ODS 2 é parte da Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas. 

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

O Paraná conta com sete núcleos, seis deles em espaços mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. Juntos, os seis núcleos atendem 240 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. A Volvo é a patrocinadora exclusiva do projeto nos núcleos da prefeitura.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
16.05.2022

Alunos dos seis núcleos mantidos em parceria com a prefeitura de Curitiba mostraram dedicação e talento na prova disputada no litoral paranaense, neste domingo (15)

13.05.2022

Escolinha de Triathlon Formando Campeões programa uma série de simulados da modalidade nos seis núcleos em parceira com a prefeitura

31.03.2022

Busca pela igualdade de gênero é um dos focos de ação do projeto, referência na educação por meio do esporte, em Curitiba

17.12.2021

Projeto encerra a sexta temporada no Paraná com 300 crianças e adolescentes praticando a modalidade em sete núcleos