Capa

Vela brasileira estreia nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021

25.11.2021  |    1.977 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Provas da modalidade vela ocorrem de 2 a 4 de dezembro no lago Calima, na Colômbia

A vela brasileira estreia nesta quinta-feira (2) no Jogos Pan-americanos Juniores, em Cali, na Colômbia. As disputas ocorrem no Calima, o maior lago artificial do país sul-americano e do continente americano, com uma área de 70 km².

A Equipe brasileira de Vela está na Colômbia com Pedro Madureira, na classe ILCA 7, Márcio dos Santos e Giovanna Prada na iQFoil masculino e feminino, respectivamente. O evento conta com 32 modalidades ao todo. Os Jogos têm duração de 10 dias e acontecem de 25 de novembro a 5 de dezembro. 

Todas as modalidades em disputa nos Jogos Pan-americanos Juniores de Cali são olímpicas e estão presentes no programa dos Jogos Pan-Americanos de 2023. Os vencedores de cada uma delas garantem vaga no Pan de Santiago, mas essa não será a última classificatória para o evento.

''Todos os eventos em formato de Jogos como esse tem uma pressão e cobrança adicional. É muito bom para ganhar experiência'', avaliou a velejadora Giovanna Prada, que está no Top-10 da categoria no mundo.

''Nunca velejei no lago de Calima. Tenho acompanhado a previsão do tempo e conversei com alguns atletas que já competiram lá. Prevejo uma predominância de ventos fortes durante as provas''.

Além dos atletas, a delegação brasileira conta com a presença de Jônatas Gonçalves como chefe de equipe e de Henry Boening 'Maguila' como treinador. A participação brasileira tem apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB). 

''Por ser um lago, geralmente as regatas têm ventos mais rondados, o que vai exigir muita atenção dos atletas durante as provas'', analisou o técnico Henry Boening.

''Estar presente nestes eventos coloca nossos velejadores em dia com o que está acontecendo no mundo da vela, além de permitir que eles meçam forças e vejam as suas progressões em relação aos adversários''.

Apesar de não ser a última chance para garantir vaga no Pan de 2023, o técnico brasileiro se mostra confiante na campanha em Cali.

''Seria um sonho sair com as vagas da vela para o Pan 2023, sabemos que é muito difícil pois só o primeiro colocado vai levar a vaga, mas temos um ótimo time na vela. Tenho expectativas que o nosso time vai trazer medalhas nas três classes que disputaremos na vela”, finalizou Maguila.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

katarine@onboardsports.net flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
04.05.2024

Regatas ocorrem no Yacht Clube da Bahia (YCB), em Salvador (BA)

02.05.2024

CBVela - Confederação Brasileira de Vela confirma 12 nomes para os Jogos

30.04.2024

Yacht Club da Bahia organiza regatas seletivas para campeonatos internacionais

29.04.2024

Equipe Brasileira de Vela confirmou oito barcos nos Jogos Olímpicos. Anúncio oficial será nesta quinta-feira (2)