A vela brasileira estreia nesta quinta-feira (2) no Jogos Pan-americanos Juniores, em Cali, na Colômbia. As disputas ocorrem no Calima, o maior lago artificial do país sul-americano e do continente americano, com uma área de 70 km².
A Equipe brasileira de Vela está na Colômbia com Pedro Madureira, na classe ILCA 7, Márcio dos Santos e Giovanna Prada na iQFoil masculino e feminino, respectivamente. O evento conta com 32 modalidades ao todo. Os Jogos têm duração de 10 dias e acontecem de 25 de novembro a 5 de dezembro.
Todas as modalidades em disputa nos Jogos Pan-americanos Juniores de Cali são olímpicas e estão presentes no programa dos Jogos Pan-Americanos de 2023. Os vencedores de cada uma delas garantem vaga no Pan de Santiago, mas essa não será a última classificatória para o evento.
''Todos os eventos em formato de Jogos como esse tem uma pressão e cobrança adicional. É muito bom para ganhar experiência'', avaliou a velejadora Giovanna Prada, que está no Top-10 da categoria no mundo.
''Nunca velejei no lago de Calima. Tenho acompanhado a previsão do tempo e conversei com alguns atletas que já competiram lá. Prevejo uma predominância de ventos fortes durante as provas''.
Além dos atletas, a delegação brasileira conta com a presença de Jônatas Gonçalves como chefe de equipe e de Henry Boening 'Maguila' como treinador. A participação brasileira tem apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
''Por ser um lago, geralmente as regatas têm ventos mais rondados, o que vai exigir muita atenção dos atletas durante as provas'', analisou o técnico Henry Boening.
''Estar presente nestes eventos coloca nossos velejadores em dia com o que está acontecendo no mundo da vela, além de permitir que eles meçam forças e vejam as suas progressões em relação aos adversários''.
Apesar de não ser a última chance para garantir vaga no Pan de 2023, o técnico brasileiro se mostra confiante na campanha em Cali.
''Seria um sonho sair com as vagas da vela para o Pan 2023, sabemos que é muito difícil pois só o primeiro colocado vai levar a vaga, mas temos um ótimo time na vela. Tenho expectativas que o nosso time vai trazer medalhas nas três classes que disputaremos na vela”, finalizou Maguila.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor.
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU