A primeira edição do Festival de Vela, realizada no último final de semana, nos dias 23 e 24 de outubro, agitou as águas do rio São João com boas regatas e ótima adesão dos velejadores ao evento. A competição foi a primeira realizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a prefeitura de Casimiro de Abreu, visando o desenvolvimento da modalidade no local e de uma nova referência náutica para praticantes. A realização de outro festival na cidade já está confirmada para 2022.
Entre mais de 40 veleiros e 60 atletas, o Festival contou nos dois dias de regatas com a participação das classes Day Sailer, ILCA 4, ILCA 7, Snipe, Optimist, Dingue, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16 e Tropical. No primeiro dia foram realizadas 3 regatas e no segundo dia 2 regatas, totalizando 5.
"O primeiro Festival em Barra de São João foi um sucesso, conseguimos atingir todos os objetivos, tivemos um ótimo vento durante as regatas. A Escolinha de Vela do Rio São João (EVRSJ) participou totalmente, além de velejadores de Rio das Ostras, Búzios e Cabo Frio", disse Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.
Além das regatas, outras ações foram realizadas durante o Festival, como oficinas de dança, rodas de leitura, feiras de artesanato, apresentações musicais, entre outras atividades que visam a valorização cultural da população local, que marcou a presença em bom número no evento.
"O mais interessante do evento foi a participação do público, a cidade toda ali reunida no rio, um grande gramado com tendas, restaurantes e a torcida participando. Bem legal e muito interessante a participação de todos. Tudo muito simples, pessoas muito bacanas e empolgadas", completa Walter.
Estiveram também na competição alunos da Escolinha de Vela do Rio São João, um projeto social sem fins lucrativos com mais de 50 alunos que são apresentados ao mundo náutico e da vela. A ideia é incentivar as crianças da região a conhecerem o esporte e terem a oportunidade de ter mais contato com a modalidade.
“O mais importante é o incentivo que a gente está dando ao município e ao crescimento do esporte. Com certeza já estamos pensando nos próximos eventos aqui na região e quem sabe nosso município não revele algum atleta olímpico na modalidade. Estamos trabalhando com a prefeitura e a CBVela para dar toda a estrutura para que isso seja possível”, celebrou Cosme Batista, secretário de Esporte e Lazer de Casimiro de Abreu, durante o encerramento do evento.
"É uma felicidade muito grande para a CBVela de estar levando a vela para o interior, com esse olhar para uma vela festiva, social, uma vela que a gente precisa atingir também. Estamos planejando novos festivais como esse em outras cidades como Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Araruama e Iguaba", finaliza o gerente de eventos da CBVela, Walter Böddener.
Resultados do Festival de Vela de Barra de São João 2021:
Classe Snipe
1º lugar – Bruno Henry e Jean Caio (EVRSJ)
Classe Hobie Cat 16
1º lugar – Márcio Popo e Willian Magrão (EVRSJ)
Classe Tropical
1º lugar – Jorge Negreiro e Gabriel Henrique (ICRO)
Classe Dingue
1º lugar – Ricardo Ribeiro e Henrique Sodré (VJ Macaé)
2º lugar – Mário Baptista e Rebeca Dunai (EVRSJ)
3º lugar – Anderson Wilmes e Diego Azevedo (ESVMV)
Classe Day Sailler
1º lugar – Bruno Longo, Ingri, Daniel e João (EVRSJ)
2º lugar – Matheus Ferraz, Gisele, Natã e Lucca (EVRSJ)
Classe Hobie Cat 14
1º lugar – Adriano Pontes (VJ Macaé)
Classe Ilca 6
1° lugar – Gabriel Messias (EVRSJ)
2º lugar – Gabriel Ferraz (EVRSJ)
3º lugar – Sabrinna Novaes (EVRSJ)
Classe Ilca 7
1º lugar – Jhony Couto (EVRSJ)
2º lugar – João Paulo (EVRSJ)
3º lugar – João Vitor (EVRSJ)
Classe Optmist
1º lugar – Arthur (EVRSJ)
2 º lugar – Wagner Melo (ESVMV)
3º – Guilherme da Silva (EVRSJ)
Os resultados completos do Festival de Vela de Barra de São João podem ser encontrados no site da CBVela ou clicando no link abaixo:
https://cbvela.goodbarber.app/apiv3/attachment/download/2221367/
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net
Título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor.
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU