Capa

SSL Gold Cup Vela

SSL Team Brazil garante vaga na final de evento-teste na Suíça

Equipe é liderada pelos bicampeões olímpicos Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze. Regatas no Lago Neuchâtel ocorrem até domingo (3/10)

01.10.2021  |  537 visualizações

O SSL Team Brazil confirmou a vaga na final ao vencer, nesta sexta-feira (1º), sua quinta regata no evento-teste da SSL Gold Cup, na Suíça. Com o resultado, a equipe brasileira soma cinco pontos perdidos e, mesmo fique em último nas duas provas restantes, não terá a primeira colocação ameaçada por Omã, que tem 14. A competição segue até domingo (3), no Lago Neuchâtel.

Com 100% de aproveitamento, a equipe comandada por Robert Scheidt mostrou entrosamento em mais uma regata. Mesmo a classificação praticamente garantida, os velejadores garantiram a quinta vitória consecutiva em provas no percurso de barla-sota.   

Reforçado com grades nomes da vela nacional, modalidade que rendeu 19 medalhas olímpicas ao País, a tripulação segue cada vez mais entrosada.

A bordo do SSL Team Brazil estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca.

“É uma experiência bem bacana, é um evento bem forte, estão aqui as melhores equipes, com os melhores representantes dos seus países. Poder fazer parte desse projeto bacana junto com grandes nomes da vela do nosso país e poder representar o Brasil e a Ilhabela é sempre um motivo de orgulho”, disse Juninho de Jesus.

”O evento está sendo bem legal para gente. Hoje entramos no décimo dia seguido de velejo, já foi uma grande evolução desde nossa chegada aqui. Evolução como equipe, como entrosamento dentro do barco. A gente vem pouco a pouco melhorando, evoluindo, buscando o entrosamento”.

Na quinta regata do grupo, o segundo lugar foi conquistado pela equipe de Omã. Já a terceira colocação foi ocupada pela Hungria e, a quarta, por Israel. Ainda restam duas regatas. Na outra chave, a Croácia e a Suíça dividem a liderança com nove pontos, seguidos pela Argentina e Estônia. A primeira fase do evento-teste foi disputada no início de setembro e vencida pela África do Sul.

Acabando a fase de grupos no sábado (2), as duas primeiras equipes de cada chave passam para a final, sendo disputada em única regata que definirá as posições do primeiro ao quarto.

Resultados oficiais

https://tinyurl.com/4r8etstu

Os velejadores estão desde a semana passada treinando na Suíça com o barco, que é uma versão do RC44, uma categoria bastante usada em regatas mundiais. O veleiro é one design e todas as equipes participantes da SSL Gold Cup terão o mesmo modelo nas provas.

Assista as regatas em 2D

https://goldcup.starsailors.com/2d-player/ 

 

SSL Team Brazil

1 – Alfredo Rovere – proa

2 – Martine Grael – estratégia & grinder

3 – Henry Boening ‘Maguila’ – Grinder

4 – Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder

6 – Juninho de Jesus – pit & runners

7 – Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker

8 – André Fonseca Bochecha: trimmer & grande/trav

9 – Joca Signorini – tática e grinder

10 – Robert Scheidt – timoneiro

20 – Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.

Gerente: Bruno Prada

Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.

A SSL Gold Cup será o campeonato ‘final’ do circuito com 56 nações entre os membros da World Sailing, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico onde a corrida pela tecnologia às vezes atrapalha a corrida pela glória, a SSL visa a competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda e os campeões se tornam heróis que inspiram novas gerações. A SSL é um Evento Especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos em cada até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da da Grande Final é coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL inventou este formato inovador e os fogos de artifício no final proporcionarão uma conclusão dramática para esta competição global.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net

Fotos: Gilles Morele e Martina Orsine | SSL Gold Cup

Leia também...
11.08.2022

Equipe brasileira na SSL Gold Cup faz treinos na Suíça antes da Copa do Mundo da Vela, que será no Bahrein, em novembro

08.08.2022

Treino em Grandson, na Suíça, serve de preparação para a Copa do Mundo da Vela, que será em novembro no Bahrein

07.08.2022

Treinamento foi realizado no Lago Neuchatel, em Grandson, na Suíça, com duração de quase três horas

06.08.2022

Equipe comandada por Robert Scheidt tem o reforço do velejador profissional Mário Trindade