A ciclista Ana Vitória Magalhães está confirmada para defender o título do L'Étape Brasil by Tour de France, que será disputado neste domingo (26), em Campos do Jordão (SP). A estudante carioca de 20 anos venceu a edição passada com a marca de 3h28min06 e passou a atrair atenção do mundo do ciclismo pelo seu talento.
O resultado de 2020, derrotando a campeã sul-americana de triatlo Bia Neres, obrigou Tota, como é conhecida pelos companheiros de modalidade, a se preparar ainda mais para a prova de 2021, que terá o percurso um pouco menor, com 104 quilômetros.
Os treinos no Rio de Janeiro (RJ) foram com bastante volume, principalmente para encarar as subidas no Vale do Paraíba. A ciclista acredita que o resultado é uma consequência de sua preparação, por isso promete dar o seu máximo.
''A pressão veio pra mim, agora defendendo o título! Faz parte do jogo. Ganhei mais experiência e bagagem. Estou super animada e na minha melhor forma física, com certeza! Quero dar o meu melhor nesse percurso desafiador. Sei que vai vir uma mulherada forte'', explicou a ciclista da equipe Lulu Five Team.
Tota Magalhães focou bastante em treinos de montanha no último mês. O L'Étape Brasil by Tour de France, em seu percurso completo, conta com 2.330 metros de altimetria acumulada, o equivalente a subir um prédio residencial de 770 andares. ''Itapeva, Machadinho e Serra Velha são pontos-chave da prova. Foquei bastante nisso e estou indo preparada para sofrer''.
Os ciclistas participantes terão três montanhas principais no percurso. A primeira escalada será de 13,3 km de extensão rumo ao Pico, depois mais 4,8 km e 140 m de altimetria na Serrinha do trevo das rodovias SP-050 e SP-046 e a última de 14 km de ascensão com 710 m de altimetria no trecho da Serra Velha. Vale lembrar que esse trecho final será após 85 km pedalados.
Rei e Rainha da Montanha
Com o apoio ao L'Étape Brasil, o Strava, maior comunidade esportiva do mundo, apoiará o Desafio Rei e Rainha da Montanha, recriando um dos principais momentos do Tour de France, em que os vencedores receberão uma premiação exclusiva do Strava.
Ao longo do percurso das provas, o Strava terá placas de sinalização e uma polyline (linha que marca o traçado da atividade) exclusiva da competição, com um tratamento especial para o percurso no mapa das atividades publicadas na plataforma.
''O ciclismo cresceu muito por aqui nos últimos meses e é a modalidade mais praticada dentro do Strava'', destacou Rosana Fortes, country manager do Strava no Brasil. "O L'Étape já é uma das principais provas de ciclismo do país, e, além de trazer o selo ‘Tour de France’, busca envolver cada vez mais a população das cidades-sede, o que é muito interessante''.
Todos os inscritos ainda receberão adesivos e meias do Strava no kit oficial dos atletas, e terão a possibilidade de aproveitar até 30 dias de cortesia da versão paga do app. O Strava conta mais de 90 milhões de usuários no mundo e mais de 11 milhões no Brasil.
"O L'Étape é uma competição internacional com grandes marcas e instituições envolvidas. Agora se junta a uma das marcas mais importantes do mercado do ciclismo brasileiro. A parceria tende a ser um grande sucesso", comentou Bruno Prada, organizador da prova.
A sétima edição do L’Étape Brasil by Tour de France terá também uma versão mais curta, de 60 quilômetros, pelas estradas de Campos do Jordão (SP). A organização seguirá tomando as medidas sanitárias e de prevenção necessárias para dar mais segurança a todos em relação à pandemia de COVID-19.
O percurso será 100% fechado para o trânsito de veículos durante o L'Étape Brasil. Os atletas ainda vão contar com motos de apoio, ambulâncias, helicóptero e oficiais de pistas, além de pontos de hidratação, alimentação, apoio mecânico fixo e veículos para suporte espalhados pelo percurso.
Por meio de uma parceria inédita entre iniciativa privada e a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, chegou ao Brasil em 2015 um dos mais respeitados eventos esportivos do mundo. Após três bem sucedidas edições nos anos de 2015, 2016 e 2017 na cidade paulista de Cunha, o L'Étape Brasil seguiu para Campos do Jordão, onde realizará o evento pela quarta vez.
Novo Village
O Centro de Eventos André Franco Montoro, em Campos do Jordão (SP), será o novo local do Village do L'Étape Brasil by Tour de France. O espaço vai receber os ciclistas amadores de 24 a 26 de setembro.
Além de ser o local da retirada do kit atleta, grandes marcas e empresas farão a exposição de seus serviços e produtos, entre outras experiências e surpresas para conhecer e testar. A abertura dos portões será na sexta-feira (24), a partir das 12h. No dia seguinte, no sábado (25), o Village funcionará das 9h às 20h. Na data da prova, o espaço fica aberto das 8h às 17h.
O novo local fica no bairro Abernéssia e substituiu o Parque do Capivari, que sediou a concentração dos ciclistas nos últimos três anos e agora está em reforma.
Village L'Étape
Endereço: Centro de Eventos André Franco Montoro, na Rua Eunice Sollis Além, s/n - Abernéssia.
Horários de funcionamento:
Sexta-feira, 24 de setembro: das 12h às 20h (retirada de kit);
Sábado, 25 de setembro: das 9h às 20h (retirada de kit);
Domingo, 26 de setembro: das 8h às 17h.
Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1
Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem
Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024
Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos
Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)