Capa

Escolinha

Escolinha de Triathlon em Campinas ensina biomecânica da corrida para crianças

Projeto transmite conceitos importantes para os pequenos se movimentarem com mais segurança e eficiência

09.09.2021  |  166 visualizações

Correr faz parte de quase todas as brincadeiras das crianças. E a Escolinha de Triathlon Formando Campeões combina a diversão da corrida com aprendizado. O projeto traduz para o universo infantil a biomecânica da corrida, ensinando os triatletas mirins a se movimentar corretamente, com mais segurança e eficiência.

Na linguagem da criançada da Escolinha, o joelho chamado geno varo, voltado para fora, se transforma em joelho de caubói. A pisada supinada é comparada ao chute de três dedos do jogador Roberto Carlos. Exercícios educativos, muitos deles com nomes alemães, são abrasileirados com bom humor, caso do hopserlauf, que vira robson love. O que manda é a criatividade e a conexão com os gostos dos jovens alunos.

"Hoje em dia, as crianças se divertem muito com jogos no celular ou no tablet. Então dizemos, por exemplo, para os alunos não correrem "quadrados" como no minecraft, mas correrem soltando o ombro e o corpo, rodando o quadril", explica o professor Luiz Henrique Vidal. "Usando o bom humor e a linguagem das crianças, a gente consegue atingir o objetivo."

O objetivo é dar mais segurança e eficiência às crianças nos movimentos, evitando os riscos de contusão. Tudo respeitando a faixa etária e o nível de desenvolvimento das crianças. Para os pequenos, o volume de treino e as distâncias percorridas na corrida, por exemplo, são menores. E a preocupação com o entendimento correto dos movimentos também se estende ao ciclismo e à natação, as outras modalidades do triathlon.

"Nós usamos a bike de MTB, que tem três coroas. Aqui, chamamos elas de vovô, que é a mais pesada, vovó e netinho, a mais leve. E, na natação, o desafio agora é passar a diferença entre o peixe morto, que é quando você começa a sair fora d'água, se debatendo sem sair do lugar, e o aquaman, quando você faz o mínimo de movimento possível e vai longe", conta Luiz Henrique Vidal.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
18.08.2021

Técnica baseada no mindfullness é ferramenta para controlar a ansiedade infantil e a respiração, melhorando o desempenho no esporte

13.07.2021

Evento realizado semana passada contou com entrega de certificados para os alunos pelas mãos do padrinho Juraci Moreira

02.06.2021

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar e apoiar os jovens durante a pandemia

05.05.2021

Presença ativa rotina de treinos ajuda garotada a se desenvolver na Escolinha de Triathlon Formando Campeões