A primeira Copa Brasil de Vela de Praia entra na fase decisiva neste fim de semana, em Fortaleza (CE). Com a promessa de ventos médios a fortes, serão definidos os campeões das sete classes, entre elas as olímpicas Laser e Kite, em disputa. Até esta sexta-feira (20), foram realizadas cinco regatas para as Classes Fórmula Kite e Dingue; e seis regatas para as Classes Laser e Hobie Cat.
Neste sábado (21) continuam as regatas para todas as classes. A previsão de vento continua entre 15 e 24 nós. As primeiras regatas estão programadas para as 12h para a classe Hobie Cat 16 e as outras classes a partir das 14h.
“A equipe técnica da CBVela está acompanhando o evento e orientando os jovens, prestando suporte aos experientes e detectando talentos que podem surgir em todo país. O evento está sendo um sucesso, pois a cidade de Fortaleza/CE recebe muito bem seus visitantes e o regime de eventos é acima da média proporcionando excelentes velejadas com sol, vento forte e ondas perfeitas”, assessor da CBVela, Jônatas Gonçalves.
Nas classes Dingue e Hobie Cat 16, os velejadores da casa estão dominando o evento. Na Dingue, Adailton Rodrigues e Gabriel Bezerra lideram com folga. Já na Hobie Cat, Beto Bezerra e Sculi Ribeiro, também de Fortaleza, estão liderando, ganhando todas as regatas.
Na Classe Laser 4.7, Antônio Roma da Fonte de Pernambuco, do Cabanga Iate Clube, lidera a flotilha no masculino e, no feminino, a liderança está com Valentina Cunha, do Yacht Clube da Bahia.
Na Classe Laser Radial, Bruno Greve, do Yacht Clube da Bahia, está liderando com Tiago Monteiro, de Pernambuco, em segundo.
Na classe Laser Standard, com participantes apenas de Fortaleza, Phiplipe Notingham, do Iate CLube de Fortaleza, lidera com folga.
Finalmente na Classe Kite, que foi dividida entre as categorias Fórmula Kite, a Classe Olímpica e o Kite Foil Tubular, Ricardo Brito, do Maranhão, da OKP, lidera após cinco regatas disputadas.
Na categoria sub-19, que classifica para o Mundial da Juventude, a liderança está com Rodrigo Morais de Ilhabela/SP, da BL3
No Kite Tubular, Rafael Tafuri, também de Ilhabela (SP), da BL3, dominou as regatas de hoje e está na frente no masculino, enquanto Milena Lima, do Ceará, está na frente.
Resultados e informações oficiais
A Copa Brasil de Vela de Praia é organizada pela Confederação Brasileira de Vela - CBVela, Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará e Iate Clube de Fortaleza. O patrocínio é do Bradesco com apoio do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Capitania dos Portos do Ceará.
SOBRE A CBVELA
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Mais informações em https://cbvela.org.br/
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net
Título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor.
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU