Capa

Escolinha

Escolinha de Triathlon adota meditação para as crianças em Campinas

Técnica baseada no mindfullness é ferramenta para controlar a ansiedade infantil e a respiração, melhorando o desempenho no esporte

18.08.2021  |  112 visualizações

Antes da ação, uma pausa para se concentrar e respirar. No Parque do Taquaral, em Campinas, as crianças da Escolinha de Triathlon Formando Campeões começam o treino com alguns minutos de meditação. A prática foi introduzida nas aulas para ajudar os triatletas mirins a lidar com a ansiedade e controlar a respiração, melhorando o desempenho nas atividades físicas.

A meditação é uma ferramenta importante no controle do estresse e da ansiedade. Além disso, diminue sintomas de hiperatividade, traz bem-estar, estimula atitudes e pensamentos positivos e ajuda no fortalecimento físico, de acordo com o Ministério da Saúde. A quantidade de energia obtida com 20 minutos de meditação equivale a 8 horas de sono.

"A maioria das crianças apresentava falta de coordenação respiratória na corrida. Às vezes aceleravam muito mais do que o necessário para a distância e se perdiam na respiração. Ou já começavam o exercício ansiosos e afobados, com a frequência cardíaca lá em cima", explica o professor Luiz Henrique Vidal. "A meditação foi uma forma de controlar e ensinar essa geração de crianças ansiosas."

Na Escolinha de Triathlon, a técnica de meditação utilizada é baseada no mindfullness, ou concentração plena, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Adaptado para crianças, o exercício dura apenas alguns minutos. As crianças são guiadas pelo professor para se concentrarem no movimento de inspiração e expiração e, assim, aprenderem a controlar a ansiedade e a respiração durante as atividades físicas.

"A meditação faz parte do nosso programa de periodização, adaptado para os mais jovens. Separamos 30 minutos de aula para um conteúdo teórico, com explicações sobre técnica, história do esporte e curiosidades", destaca Luiz Henrique Vidal. "O objetivo é a formação deles como atletas, de forma que possam levar isso para a vida."

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
09.09.2021

Projeto transmite conceitos importantes para os pequenos se movimentarem com mais segurança e eficiência

13.07.2021

Evento realizado semana passada contou com entrega de certificados para os alunos pelas mãos do padrinho Juraci Moreira

02.06.2021

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar e apoiar os jovens durante a pandemia

05.05.2021

Presença ativa rotina de treinos ajuda garotada a se desenvolver na Escolinha de Triathlon Formando Campeões