Capa

vela

Copa Brasil de Vela de Praia começa nesta semana em Fortaleza (CE)

Competição terá as novas classes olímpicas para Paris 2024 como IQFoil e Kite

16.08.2021  |  388 visualizações

A primeira edição da Copa Brasil de Vela de Praia terá início nesta terça-feira (17) em Fortaleza (CE) e reunirá as novas classes olímpicas para o programa de Paris 2024 como IQFoil e Kite. A competição, que tem organização da CBVela - Confederação Brasileira de Vela com apoio do Iate Clube de Fortaleza, terá também outras categorias em disputa na capital cearense como Laser Standart e Radial (masculino e feminino), Laser 4.7 (masculino e feminino), Hobie Cat 16 e Dingue.

Mais de 80 atletas estão inscritos no primeiro evento deste porte no País. As regatas serão válidas como seletiva para o Mundial da Juventude de Omã no fim de 2021 para os kites. A organização espera regatas técnicas até o fim de semana, quando terminam as provas.

A competição em Fortaleza (CE) promete muitas disputas na raia, com ventos constantes na raia, uma característica desta região do País. As regatas serão mais próximas da orla para que o público possa acompanhar, seguindo a tendência da World Sailing. 

''Fortaleza está bem preparada no que se refere a pandemia. Estamos esperando muitos velejadores nessa competição que já olha para 2024. A gente é bastante conhecido por ter bastante vento, água morna e calor o ano todo''.

''O cearense é famoso pela receptividade, mas vamos respeitar o distanciamento. Esse evento marca o retorno das atividades, além da celebração da medalha de ouro das meninas do 49erFx'', disse Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.

O evento será o primeiro de uma série de competições das classes consideradas de praia e que agora são do programa olímpico como o IQFoil e Kite.  A grande surpresa até o momento é a Classe Hobie Cat 16 com 13 barcos inscritos.

''Estamos curiosos para saber quais nomes estarão disputando as vagas no feminino e masculino, já temos dois inscritos de várias cidades brasileiras, como Ilhabela (SP). Além disso, na Classe Laser (ILCA), o evento valerá como Campeonato Norte-Nordeste da Classe ILCA Standard, Radial e 4.7. Esperamos uma boa participação de todo o Nordeste'', explicou Walter Böddenner, coordenador de eventos da CBVela.

Resultados e informações oficiais

A Copa Brasil de Vela de Praia será organizada pela Confederação Brasileira de Vela - CBVela, Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará e Iate Clube de Fortaleza. O patrocínio é do Bradesco com apoio do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Capitania dos Portos do Ceará.

SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Mais informações em https://cbvela.org.br/

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net
 

Leia também...
13.09.2021

Os três campeonatos envolvendo classes olímpicas realizados nos últimos 15 dias no Iate Clube do Rio de Janeiro contaram com treinadores exclusivos

27.08.2021

VII Copa Brasil de Vela Jovem também será realizada na Escola de Vela Lars Grael, sede dos eventos

25.08.2021

Evento online "Mulher no Esporte Vela" revela ações para a modalidade e levanta importante debate para estimular a presença feminina em diversas áreas do esporte

22.08.2021

Regatas das classes Fórmula Kite Foil e a versão tubular, Dingue, Laser Radial, 4.7 e Standard e Hobie Cat 16 foram disputadas em Fortaleza (CE)