Capa

Equipe Brasileira de Vela com chances reais de pódio em Tóquio 2020

31.07.2021  |    1.531 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Robert Schedit tentará nesta madrugada sua sétima medalha olímpica. Já Martine Grael e Kunze só dependem delas para o bi na 49erFx

A Equipe Brasileira de Vela pode conquistar suas primeiras medalhas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nos próximos dias. Com dois barcos bem classificados na medal race - Laser e 49erFx - e com possibilidade real na 470 feminina, o time pode manter a tradição histórica de pódio. As duplas de 470 masculina e Nacra 17 ainda têm chances de entrar para as provas finais. A modalidade medalhou em todas as edições desde a Cidade do México 1968, com exceção em Munique 1972 e Barcelona 1992.

A grande final da Laser com Robert Scheidt será na madrugada deste domingo (1º), às 02h30 e terá transmissão ao vivo e flashs na programação de Sportv, Globo e BandSports. O canal do Youtube Regras.com também fará os comentários com tracking atualizado. A decisão para Martine Grael e Kahena Kunze na 49erFx será na madrugada de segunda-feira (2), também às 02h30.

A vela brasileira soma em Olimpíadas sete ouros, três pratas e oito bronzes, totalizando 18 medalhas olímpicas. Para Tóquio 2020, a equipe foi escolhida pela Confederação Brasileira de Vela com base nos melhores atletas de cada categoria. O time conta com 13 atletas em oito categorias. Apenas Laser Feminino e RS:X masculino não tivemos representantes.

A maior chance nacional segue com as atuais campeãs da 49erFx, Martine Grael e Kahena Kunze. Para a medal race de segunda-feira (2), as brasileiras um ponto atrás das holandesas Annemiek Bekkering Annette Duetz com 71 pontos perdidos. Outras seis duplas seguem com possibilidades de pódio na regata final.

A medal race de todas as categorias tem pontuação dobrada e não há descarte. Na Rio 2016, Martine e Kanhena venceram a regata da medalha e saíram com o inédito ouro para a vela feminina brasileira.

''Martine e Kahena mostram um entrosamento campeão desde a conquista do Mundial da Juventude de 2009, quando venceram a 420 em Búzios (RJ). Os sobrenomes, Sofiatti Grael e Kunze, não pesaram, pelo contrário, e elas mostram na água que nasceram para velejar. A cada ano vêm fazendo história e posso dizer sem ufanismos que hoje no 49erFX são apontadas como uma das favoritas sempre. Como era com Torben Grael na Star e Robert Scheidt na Laser e depois na Star também. A regularidade delas no alto nível é impressionante'', disse Murillo Novaes, jornalista, historiador e escritor especializado no mundo náutico.

Na última madrugada de sábado (31), as representantes de 49erFx subiram de posição com bons resultados e só dependem delas para conquistar mais um ouro. No 49er, Marco Grael e Gabriel Borges finalizaram a Olimpíada em 16º lugar.

Histórico

Robert Scheidt, o maior medalhista olímpico do País, terá chance de conquistar seu sexto pódio em sete olimpíadas na madrugada deste domingo (1º) na raia de Enoshima. O brasileiro é o sexto colocado com 86 pontos perdidos na classe Laser.

O atleta de 48 precisa de uma combinação de resultados para ser no máximo medalha de prata, já que o ouro já está com o australiano Matt Wearn. Robert Scheidt está 12 pontos atrás do terceiro na tabela da categoria, o croata Tonci Stipanovic. Na Rio 2016, o velejador de Laser ganhou a regata da medalha e finalizou a competição em quarto lugar 

''Os favoritos começaram a valer suas condições da metade para o final das regatas em todas as classes na raia de Enoshima. As condições estão difíceis com muita variação de ventos desde o início''.

''Os brasileiros estão bem colocados como citado na Laser e 49erFx. Para o Robert vencer precisa de uma combinação de resultados, mas em se tratando dele podemos acreditar até o final. Seria muito merecida essa conquista'', disse Ricardo Kadu Baggio, comentarista de vela do Sportv. 

Resultados oficiais 

https://tokyo2020.sailing.org/results-centre/

A regata final das regatas no Japão já definiu os campeões de RS:X, incluindo a finalização da participação da brasileira Patrícia Freitas entre as 10 melhores do mundo na categoria das pranchas. O próximo a correr a prova que vale medalha será o maior nome de toda delegação brasileira em Tóquio 2020.

Voltam a competir nesta madrugada a classe 470 (masculino e feminino) com destaque para Fernanda Oliveira e Ana Barbachan em sexto lugar. Ainda faltam quatro regatas até a medal. Hnerique Haddad e Bruno Bethlen estão em 14º mas com chances matemáticas de alcaçar a final. 

Na Finn, Jorge Zarif segue na 14ª colocação. Já na NACRA, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino estão em nono e restam mais três regatas na categoria de duplas mistas. Se mantiveram a média dos últimos dias podem definir a classificação para a medal race 

Patrícia Freitas finalizou sua quarta participação olímpica na 10º colocação. A brasileira chegou em oitavo lugar na regata da medalha disputada na madrugada deste sábado (31). A atleta manteve a regularidade em praticamente todas as provas de Tóquio 2020. A RS:X teve 27 competidores e o pódio ficou com Yunxiu Lu (China), Charline Picon (França) e Emma Wilson (Grã-Bretanha). 

SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.
 
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net
 

 

 

 

Leia também...
22.04.2024

O Veleiros do Sul e a CBVela - Confederação Brasileira de Vela realizaram treinos para jovens do ILCA 6 e 7

21.04.2024

Regatas da Semana Olímpica de Hyères contam com 18 atletas brasileiros

18.04.2024

Entidade máxima da vela brasileira busca capacitar profissionais dos dois gêneros

17.04.2024

Velejadores jovens da classe ILCA treinam em Porto Alegre (RS).