Capa

Ingo Hoffman Instituto

Projeto esportivo leva bem-estar físico e emocional às famílias do Instituto Ingo Hoffmann

Pais e mães de crianças em tratamento de câncer contam com academia completa para manter o condicionamento físico e combater o estresse e a ansiedade

21.07.2021  |  144 visualizações

O bem-estar físico e emocional dos pais e mães que acompanham as crianças em tratamento de câncer é um dos focos do Instituto Ingo Hoffmann. Com o projeto Famílias do Instituto em Ação - Esporte, eles têm à disposição uma academia completa. Além das atividades, o espaço também proporciona convivência e apoio entre as famílias.

A academia conta com esteiras, bicicletas ergométricas, halteres e bola de pilates, além de uma profissional que acompanha e instrui as atividades. Desde o início da pandemia, o espaço foi adaptado, com maior atenção à higiene, obrigatoriedade de uso de álcool em gel e restrição no número de praticantes no local. Para algumas famílias abrigadas no Instituto Ingo Hoffmann, é o primeiro contato com o esporte.

É o caso de Marli Gonçalves Pimenta de Pinho, mãe de Wenderson. Ela morou na zona rural de Coroaci, em Minas Gerais, até 2018, quando se mudou para a cidade com o esposo e os dois filhos para iniciar o tratamento de Wenderson. Foi no Instituto Ingo Hoffmann que ela entrou pela primeira vez numa academia.

"Fazer exercícios físicos tem me ajudado a dormir", conta Marli, acrescentando que melhorou das dores na região no ombro, provocadas pela tensão. O contato com outras mães, durante os momentos de lazer na academia, também ajudam a enfrentar o medo de perder o filho para a doença. "Vira uma troca de experiência."

Dileude de Souza Silva, mãe de Josué, também veio da zona rural. Natural de Araquatins, no Tocantins, sua rotina puxada incluía o trabalho como empregada doméstica e o cuidado com os quatro filhos, em casa. Para ela, o desafio tem sido a adaptação à cidade grande e à distância dos outros filhos.

"Os exercícios me ajudam a me distrair. O dia passa mais rápido", aponta Dileude. "E eu sempre quis frequentar academia, mas não tinha condições. Agora, quando voltar para a minha cidade, quero manter alguma atividade física."

Famílias do Instituto em Ação Esporte

O objetivo do projeto é oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças e suas respectivas famílias em tratamento do câncer, atendidos pelo Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial em tratamento de crianças, no interior paulista.

A viabilidade do projeto de esporte, denominado Famílias do Instituto em Ação Esporte, se dá através da Lei de Incentivo ao Esporte, programa de incentivo do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial do Esporte e tem como patrocinadores: CI&T, ABL Antibióticos do Brasil, Stoller e WestRock.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

 

Saiba mais sobre como doar pelo site: http://www.ingohoffmann.org.br

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀ Juliana Leite

📧 juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

📱+55 11 99119-8185

🔛 www.onboardsports.net

 

Leia também...
23.09.2021

Troféu idêntico ao do vencedor, bandeira quadriculada com autógrafos, macacão histórico, capacete de Ingo Hoffmann, e mais

20.04.2021

Famílias do Instituto em Ação é modelo na promoção de saúde e bem-estar para enfrentar o período de pandemia

22.12.2020

Famílias do Instituto em Ação Esporte proporcionou recreação, lazer e atividade física parar lidar com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19

18.11.2020

Família da Aldeia Funil participa do projeto Famílias do Instituto em Ação - Esporte