Capa

Atividades interdisciplinares desenvolvem corpo e mente dos triatletas mirins em Aquiraz

Escolinha de Triathlon Formando Campeões é ferramenta de apoio aos estudos em tempos de aulas remotas no Ceará

21.07.2021  |  134 visualizações

Na rotina agitada de treino dos triatletas mirins de Aquiraz, o "nada, pedala e corre" se mistura com brincadeiras de soletrar palavras e resolver equações matémáticas. O foco da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é desenvolver corpo e mente de forma simultânea, reforçando o compromisso do projeto de educar por meio do esporte.

Em Aquiraz, as escolas seguem fechadas. Para as crianças, o ensino remoto é um desafio, e muitas não têm acesso à internet. Pensando nisso, o professor Bruno Vieiras decidiu incluir atividades interdisciplinares nos treinos da Escolinha de Triathlon, como uma ferramenta de apoio para a garotada. As atividades trabalham sobretudo noções básicas de matemática e língua portuguesa.

"Fizemos uma brincadeira em que eu dava um número, e os alunos tinham que resolver em grupo uma equação matemática para chegar nesse resultado. Cada aluno deveria pegar um número correspondente à equação e nadar, em esquema de revezamento, até chegar ao resultado final. Também já fizemos um campeonato de soletração, em que as crianças tinham que correr e nadar para pegar cada letra e formar a palavra", exemplifica Bruno Vieiras. "Isso faz com que eles aprendam de maneira lúdica e prazerosa, ainda por cima associando à atividade física."

Os exercícios interdisciplinares caíram no gosto da criançada. Tanto que os próprios alunos já estão repassando os conhecimentos adquiridos. "Durante os treinos, os alunos com mais aptidão ensinam as atividades aos colegas, também", conta o professor.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são SulAmérica e Electrolux.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite 
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Leia também...
30.06.2021

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar e apoiar os jovens durante a pandemia

18.05.2021

Em Aquiraz, readaptação das crianças aos exercícios físicos exige paciência, criatividade e atenção especial à prevenção contra o coronavírus

08.04.2021

Aos 10 anos, José Kleberson, o Café, conquistou colegas e até atletas profissionais com sua personalidade e talento

18.03.2021

Aluna da Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem a avó como exemplo e grande incentivadora